Confira 5 alimentos benéficos para a sua visão

17/05/2013 às 14:592 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você se alimenta bem, sabendo quais as opções são importantes para a saúde geral, para pele, para os cabelos, mas você conhece quais os alimentos que são benéficos para a sua visão? Problemas como catarata e degeneração macular relacionada à idade afetam milhões de pessoas a partir dos 50 anos, mas tudo isso pode ser amenizado ou até evitado a partir de uma alimentação correta, incluindo opções que contêm vitaminas importantes para os olhos.

Consumindo uma boa quantidade de vitaminas A, C e E, além do zinco, luteína, zeaxantina, betacaroteno e omega-3, a sua visão pode ser beneficiada, de acordo um estudo realizado pelo National Eye Institute dos Estados Unidos.

O mais recomendado é que essas vitaminas sejam aproveitadas diretamente da fonte, a partir da ingestão direta dos alimentos e não de suplementos em cápsulas. Confira abaixo cinco alimentos avaliados no estudo e seus benefícios para a visão:

1. Laranja

Crédito: Thinkstock

A vitamina C que existe em grande quantidade na laranja promove vasos sanguíneos oculares saudáveis e pode reduzir o risco de catarata nuclear (aquela que turva o centro do cristalino), de acordo com a Associação Americana de Optometria.

O consumo de cerca de 500 mg por dia de vitamina C (o equivalente a três copos grandes de suco, em média) pode diminuir a "a progressão da degeneração macular relacionada à idade avançada em cerca de 25% e perda de acuidade visual em 19 por cento nos indivíduos com alto risco para a doença", de acordo com o estudo do National Eye Institute.

2. Ostras

Crédito: Thinkstock

Os benefícios das ostras não são apenas afrodisíacos. Elas são ótimas fontes de zinco, um mineral que é essencial para a saúde dos olhos e da visão. O zinco trabalha com a vitamina A para criar o pigmento melanina, que protege os olhos e tem sido associado a uma melhor visão noturna.

O ideal de consumo são seis ostras por dia, mas como é um alimento difícil de estar na mesa das pessoas todos os dias, é possível encontrar fonte de zinco também em feijão, arroz integral, carne e nozes, porém em menores quantidades do que neste fruto do mar.

3. Couve

Crédito: Thinkstock

A couve é rica em luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que também são encontrados em seus olhos, segundo a nutricionista americana Joy Bauer. Esses antioxidantes protegem os olhos de radicais livres e da degeneração macular, protegendo a retina e absorvendo também de 40 a 90% da intensidade da luz azul.

4. Amendoins

Crédito: Thinkstock

Os amendoins são grandes fontes de vitamina E e ácidos graxos ômega-3, que são nutrientes vitais para a saúde dos olhos. A vitamina E tem sido relatada como importante para retardar a o surgimento de cataratas e degeneração macular relacionada com a idade.

5. Quinoa

Crédito: Thinkstock

Uma dieta de baixo índice glicêmico foi mostrada como eficiente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade em 8%, de acordo com um estudo divulgado no site RealAge.com. Então, adotar a inclusão de grãos integrais em vez de carboidratos refinados na dieta é uma ótima ideia e a quinoa é um dos alimentos que podem contribuir para esse cardápio. O arroz integral, a linhaça e a aveia também entram nessa lista benéfica.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: