
Ciência
20/05/2013 às 14:19•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Você se lembra o que almoçou no final de semana? E qual era o nome da última pessoa com quem você conversou no telefone? Na correria da vida moderna, lembrar algumas informações exige um esforço maior do podemos imaginar, não é mesmo?
Mas saiba que um simples movimento pode melhorar muito a sua memória: cientistas descobriram que fechar um dos punhos antes de memorizar uma informação e cerrar o outro punho quando precisar da lembrança pode ser uma atitude muito eficaz para todos nós.
“As descobertas sugerem que alguns simples movimentos do corpo – que alteram temporariamente as funções cerebrais – podem melhorar a memória. Um estudo futuro examinará se o cerrar dos punhos pode influenciar outras atividades cognitivas, como as habilidades verbais ou espaciais, por exemplo”, explicou Ruth Propper, pesquisadora da Montclair State University.
O estudo – que foi publicado no periódico Plos One e divulgado no Huffington Post – contou com a participação de voluntários divididos em quatro grupos para realizar uma atividade de memorização de 72 palavras. Alternando os padrões, os pesquisadores notaram que a combinação que trouxe melhores resultados para a memória consistia em fechar primeiramente a mão direita e depois cerrar o punho esquerdo.
E aí, você acredita que esses movimentos são suficientes para nos ajudar a memorizar nomes, telefones e compromissos?