Chá de camomila contém substância que combate o câncer

23/05/2013 às 12:041 min de leitura

Crédito: Thinsktock

Você gosta de tomar um chazinho de camomila para aquecer o corpo e acalmar a alma de vez em quando? Pois, esse costume pode fazer muito bem para a sua saúde. Segundo uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o chá de camomila é uma ótima fonte da substância apigenina, que pode ser eficaz para bloquear o crescimento das células cancerosas.

Os pesquisadores descobriram que a apigenina pode bloquear a capacidade das células de câncer de mama de sobreviverem por mais tempo do que as células normais, impedindo a sua propagação e tornando-as mais sensíveis à terapia medicamentosa.

Leia também:

Além do chá de camomila, a salsa e o aipo são as fontes abundantes de apigenina, que também é encontrada em boas quantidades em muitas frutas e vegetais comuns na dieta mediterrânea. Os pesquisadores indicam o consumo de uma xícara de chá de camomila por dia para ajudar na prevenção do câncer.

A substância, que também tem propriedades anti-inflamatórias, funciona de uma forma que transmite para outros nutrientes para eles causarem efeitos semelhantes em afastar o câncer. Além disso, a apigenina ajuda as proteínas a corrigir as anormalidades no RNA — moléculas que transportam a informação genética — que é responsável por cerca de 80% dos cânceres.

Crédito: Thinsktock

O professor geneticista molecular Andrea Doseff, um dos líderes do estudo, disse: "Nós vimos aqui o efeito benéfico sobre a saúde deste este nutriente que afeta muitas proteínas. Na sua relação com um conjunto de proteínas específicas, a apigenina reestabelece o perfil normal nas células cancerosas. Achamos que isso pode ter um grande valor clinicamente como uma estratégia de prevenção do câncer em potencial".

Os pesquisadores também descobriram que a apigenina liga-se com um número estimado de 160 proteínas no corpo humano, sugerindo outros nutrientes associados a benefícios de saúde chamados "nutracêuticos", que poderiam ter semelhantes efeitos de longo alcance.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: