Maioria das mulheres sofre de dores com o uso de salto alto

05/06/2013 às 09:332 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Uma recente pesquisa britânica constatou o que muitas mulheres já sabem e sentem regularmente nos pés: dores pelo uso de sapatos de salto alto.

O estudo, realizado pela Faculdade de Podologia, apontou que a maioria das pesquisadas começava a sentir dores nos pés com pouco mais de uma hora de uso do calçado, 20% daquelas com mais sensibilidade já sentiam com 10 minutos de uso (em uma ocasião como uma noite de dança) e cerca de 90% delas acumularam problemas por causa desse hábito.

Segundo os podólogos que realizaram a pesquisa, quase todas as condições dolorosas do pé são causadas pela montagem irregular dos sapatos. Os médicos especialistas afirmam que usar saltos altos obriga o pé a ficar em uma forma não natural, que pode causar dor intensa e danos irreparáveis a longo prazo, como a artrite.

Leia também:

Para as avaliações, os pesquisadores da Faculdade de Podologia entrevistaram cerca de mil mulheres britânicas, além de 60 podólogos. Mais de um terço das entrevistadas disseram que seus pés haviam ficado tão machucados em uma noite que elas dançaram descalças e caminhavam para casa também dessa forma. Você se identificou com esse fato?

O podólogo Mike O'Neill, um dos pesquisadores, advertiu que apertar os pés em sapatos menores pode causar danos a longo prazo, incluindo artrite, fraturas por estresse e nervos pressionados, que podem até mesmo exigir cirurgia ou injeções de esteroides para combater a dor. "As mulheres que usam saltos altos estão se colocando em risco de danos permanentes em nome da moda. Entre uma escolha entre um elegante par de sapatos ou pés confortáveis, muitas optam pelos sapatos elegantes”, disse Mike O'Neill.

O joanete é um problema doloroso causado pelo uso de sapatos altos e apertados
Crédito: Shutterstock e Daily Mail (Reprodução)

Além dos problemas nos pés, os especialistas alertam para os males para a coluna que os saltos podem causar: "Quanto maior o salto, mais eles fazem a pessoa inclinar o corpo para frente e forçar para trás para compensar o peso. Isso pode colocar a pélvis para fora do alinhamento e causar compressão da coluna vertebral”, afirmou O'Neill.

Os podólogos também explicam que essa inclinação espreme os dedos, podendo causar ainda unhas encravadas, aspereza, manchas, calos e muita umidade acumulada, que está ligada ao aparecimento das frieiras. O uso constante do salto alto também pode levar ao encurtamento do tendão de Aquiles, provocando dores fortes quando o pé fica na posição correta no uso de uma sapatilha ou um chinelo.

“Qualquer sapato com um salto maior do que dois centímetros é preocupante. Se as mulheres querem uma altura extra, seria melhor usar sapatos de estilo plataforma ou anabela, que mantêm os pés numa posição mais confortável”, disse o podólogo.

Os 10 problemas mais comuns nos pés das mulheres britânicas

  1. Bolhas (55%)
  2. Calcanhares rachados (45%)
  3. Olho de peixe (28%)
  4. Calos (24%)
  5. Unhas encravadas e pé-de-atleta (frieiras) - (20%)
  6. Joanetes (13%)
  7. Problemas nas articulações (11%)
  8. Odor excessivo (9%)
  9. Artrite (9%)
  10. Problemas musculares (8%)

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: