Estudo revela que alimentos processados podem causar vício

01/07/2013 às 13:002 min de leitura

Crédito: Shutterstock

O que você come pode ter um efeito semelhante ao de drogas como heroína ou nicotina, é o revela um estudo recente divulgado pelo jornal britânico The Daily Mail. Os pesquisadores descobriram que alguns exageros e o consumo de alimentos com alto índice glicêmico – como pão branco e batata, por exemplo – podem desencadear no cérebro mecanismos que estão relacionados ao vício.

De acordo com o novo estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, consumir carboidratos altamente processados pode causar em fome excessiva e estimular regiões do cérebro que estão ligadas à recompensa e à fissura.

“Além da recompensa e da fissura, essa parte do cérebro também está relacionada ao abuso e dependência, o que nos faz pensar que alguns alimentos podem ser viciantes”, explica Dr. David Ludwig, médico do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e líder da pesquisa.

Os resultados sugerem que o controle da ingestão desse tipo de alimento pode ajudar pessoas obesas a não comer mais do que o necessário. Para verificar a relação entre os alimentos e o cérebro, os pesquisadores conduziram testes com 12 homens obesos ou com sobrepeso, avaliando a fome e medindo a taxa de glicose no sangue de cada um dos voluntários.

Crédito: Shutterstock

Os participantes receberam milk-shakes com a mesma quantidade de calorias, o mesmo sabor e a mesma doçura. A única diferença era que uma parte das bebidas continha carboidratos de alto índice glicêmico (ou seja, de rápida absorção pelo organismo) e a outra parte continha carboidratos de baixo índice glicêmico (que são lentamente digeridos pelo organismo).

Entre os voluntários que consumiram o milk-shake de alto índice glicêmico, foi possível notar que eles apresentaram um aumento significativo no nível de açúcar no sangue, seguido por uma queda abrupta após quatro horas. Essa diminuição da glicose no sangue foi associada à fome excessiva e à ativação de uma área do cérebro que é responsável pelo comportamento viciante.

O Dr. Ludwig acredita que seja necessário realizar novas pesquisas sobre os riscos do vício alimentar para que, no futuro, eles possam tratar pacientes obesos adequadamente e regular seu peso.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: