
Ciência
30/07/2013 às 08:41•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Todo mundo sabe que fumar é prejudicial à saúde, ainda mais durante a gravidez, o que pode acarretar diversos problemas para o bebê. Agora, um novo estudo divulgado no Daily Mail revelou mais um malefício que o cigarro pode causar nos filhos das mulheres que tem esse hábito.
De acordo com a pesquisa, essas crianças nascidas de mães que fumaram durante a gravidez se mostraram muito mais suscetíveis a terem problemas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), revelando também comportamentos mais difíceis de indisciplina e falta de sociabilidade.
A pesquisa foi feita a partir de uma análise de três estudos já existentes da Nova Zelândia, Estados Unidos e da cidade britânica de Cardiff. Com as informações destas, os pesquisadores analisaram as taxas de problemas de conduta em crianças com idades entre quatro e 10 anos.
Os resultados encontraram uma ligação entre tabagismo materno e transtornos de conduta, que era aumentado de acordo com a quantidade de cigarros fumados. O pesquisador Harold Gordon, da Universidade de Leicester (no Reino Unido), disse: "O aumento é relativo à frequência de tabagismo”.