Exercícios na gestação melhoram o humor e reduzem a fadiga

05/08/2013 às 15:511 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Por receio de acontecer algo ao bebê, muitas gestantes preferem não realizar atividades físicas. Em muitos casos, isso realmente é necessário. No entanto, quando não há riscos e mulher é liberada pelo seu médico, os exercícios ajudam e muito a melhorar o humor e a reduzir a fadiga típica dessa fase, de acordo com o que foi divulgado em um estudo recente da Universidade de Ontario.

Além de tudo, manter-se em movimento também pode ajudar na manutenção de um peso saudável na gravidez, reduzindo o risco de diabetes gestacional e outras complicações.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores recrutaram mulheres grávidas previamente inativas em um programa de intervenção de exercícios de quatro semanas e descobriu que eles relataram melhorias significativas em seu humor durante o curso, além de uma boa redução nos níveis de fadiga.

A ordem é o movimento

Por isso, os pesquisadores sugerem que as mulheres grávidas devem ser encorajadas a participar de exercícios regulares para melhorar tanto o bem-estar psicológico quanto o físico. Isso porque, embora os transtornos de humor, como a depressão pós-parto, sejam amplamente reconhecidos, as taxas de depressão, ansiedade e fadiga são realmente mais altas durante a gravidez do que após essa fase, de acordo com Science Daily.

Os autores da pesquisa destacam que as crianças de mães que estão deprimidas ou ansiosas durante a gravidez apresentam níveis mais elevados de cortisol no nascimento e na adolescência, as habilidades cognitivas deficientes e maiores riscos de transtornos mentais.

Além disso, a fadiga durante a gravidez tem sido associada com aumento de cesarianas, distúrbios do sono e um impacto negativo na saúde física e mental. Uma pesquisa de 2010 também descobriu que os bebês cujas mães faziam exercícios aeróbicos durante a gravidez podem ter corações mais saudáveis.

Apesar das pesquisas, o que vale sempre é consultar o seu médico para saber a situação da sua gravidez e, se você for liberada, praticar atividades de baixo impacto, como caminhadas ou aulas especiais de yoga ou hidroginástica para gestantes.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: