México supera EUA como a nação mais gorda do mundo

11/07/2013 às 11:001 min de leitura

Quando você pensa na população com maior índice de obesidade, logo vem a dos Estados Unidos na sua cabeça, não é mesmo? Pois, agora esse país ficou em segundo lugar, sendo superado pelo México, que liderou os números do país mais gordo do mundo.

De acordo com o relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), 32,8% dos adultos mexicanos são obesos, enquanto os norte-americanos somam 31,8%. Uma diferença mínima, mas que mostra que os mexicanos estão cada vez mais aderindo ao estilo americano de alimentação: rica em gordura e pobre em nutrientes.

Costumes e consumo

Fonte da imagem: Shutterstock

Segundo o site da CBS, mesmo com quase metade da população sendo considerada de baixa renda, os costumes mudaram nos últimos anos e os pratos que antes eram consumidos com mais frequência em ocasiões especiais — como os tacos, burritos e tamales — agora se tornaram parte do cardápio diário de milhares de mexicanos que, além disso, também são sedentários.

Essa mistura resultou em muitos quilos a mais no total da população, que tem sofrido cada vez mais com a obesidade mórbida e todos os problemas de saúde que ela pode acarretar, como diabetes e doenças do coração. A desnutrição também atinge os obesos do México, devido ao consumo de opções gordurosas no dia a dia, sem a adição de frutas, verduras e legumes.

Obesidade infantil

"As mesmas pessoas que estão desnutridas são as únicas que estão se tornando obesas", disse à CBS News o médico Abelardo Avila, do Instituto Nacional de Nutrição do México. "Nas classes mais pobres, temos pais obesos e crianças desnutridas. O pior é que as crianças estão se tornando ‘programadas’ para a obesidade. É uma epidemia muito grave", complementou.

Os resultados da FAO mostraram que cerca de 70% dos mexicanos está acima do peso e obesidade infantil triplicou em uma década. Especialistas afirmam que quatro em cada cinco dessas crianças vão continuar obesas por toda a vida.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: