Comece o ano renovando a sua casa com dicas especiais

22/01/2013 às 15:003 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Nada melhor do que começar o ano com a casa renovada e organizada. Para isso, você não precisa gastar dinheiro ou fazer grandes reformas. Basta ter disposição e vontade de mexer nos ambientes, arrumando e reordenando alguns detalhes que podem deixar os espaços muito mais bonitos e agradáveis.

Renovar a casa não é só decorar, a organização libera espaços e promove uma circulação melhor, resultando em ambientes mais confortáveis e práticos. Doe roupas, tire das gavetas e dos armários tudo o que é desnecessário e sem uso, não tenha medo de jogar fora papéis ou caixas que só entulham a sua casa. Separe tudo o que é destinado para reciclagem ou doação. Praticar o desapego é essencial para uma boa organização de começo de ano, proporcionando espaços mais livres.

Além dessas dicas, você pode deixar os ambientes diferentes e bonitos de forma acessível, mudando móveis de lugar, adicionando tapetes ou quadros que podem ser encontrados facilmente por bons preços. A pintura ou colocação de papéis de parede em espaços específicos também garantem um visual diferente, podendo ser produzidas com valores reduzidos.

Para lhe ajudar a renovar a sua casa nesse comecinho de ano, o TodaEla convidou a Consultora de Organização Pessoal, Ana Afonso, que irá dar algumas ótimas sugestões de como organizar melhor essas tarefas para deixar tudo em ordem e muito mais bonito no seu cantinho. Confira abaixo e mãos à obra!

Livre-se dos excessos

Segundo a consultora, a principal dica para dar uma renovada nos ambientes é abrir espaços para o novo. “Começar por descartar o que não usamos, não precisamos e não nos serve é um bom exercício de desapego”, sugere a profissional. Confira abaixo as dicas de Ana Afonso para a organização de cada cômodo:

Quarto:

Achar os itens que você quer em um armário arrumadinho é muito mais fácil, não é mesmo? Roupas, lingeries, acessórios e sapatos devem estar sempre visíveis para as buscas e escolhas ficarem mais práticas.

Crédito: Thinkstock

Por isso, invista num guarda-roupa organizado, que permita encontrar qualquer peça ou acessório. Basta fazer uma limpeza geral dos itens que você não usa mais. Dessa forma, você deixa espaço para o que fica ou o que vai chegar. Esse espaço pode ser renovado com a troca de cabides, caixinhas para organizar gavetas, ganchinhos nas portas para cintos e bijuterias. Tudo dá nova cara ao ambiente.

No que diz respeito à roupa de cama, capas para travesseiros, uma colcha nova, porta retratos e uma cortina leve são toques que renovam o quarto.

Cozinha:

Reserve um tempo maior para a cozinha, pois, geralmente, este ambiente tem mais armários e gavetas que devem ser organizados e limpos. Para começar, livre-se dos utensílios quebrados, louças lascadas e peças sem par. Além disso, atualmente, louças e outros itens de cozinha bonitos podem ser encontrados por preços superacessíveis em diversas lojas para você renová-los.

Crédito: Thinkstock

Tente fazer uma reorganização dos armários por agrupamento de itens. Por exemplo, as panelas podem ficar nos armários (com portas, nichos ou gavetões) junto ao fogão e área de preparo; os eletrodomésticos no mesmo local e junto à bancada ou mesa de trabalho; e as louças de uso diário no espaço junto a pia ou área de refeição.

Se você quiser dar uma cara nova aos armários, que podem estar com um aspecto gasto ou sem brilho, faça um projeto você mesma com pintura ou a aplicação de adesivos. Providencie panos de prato novos, uma bandeja bonita e uma nova decoração rápida e de baixo custo está feita.

Você também pode deixar os itens guardados nos armários ou despensa mais organizados, reutilizando potes de vidro para temperos, farinhas e grãos. Com uma caneta anote diretamente no vidro o conteúdo, a validade.

Banheiros:

Renove o banheiro com um espelho, um tapetinho, uma lixeirinha nova, cestinhas e caixinhas organizadoras para armazenar itens de higiene. Todos itens que tem custo baixo e são fáceis de encontrar.

Crédito: Thinkstock

Sala:

Na sala, almofadas, capa para sofá, uma nova cúpula para o abajur, além de vasos com flores renovam a sala. Se a sua sala for muito neutra com tons de marrom ou cinza, opte por escolher esses itens mais coloridos, que vão dar uma levantada no ambiente.

Crédito: Thinkstock

Libere espaços

Segundo a consultora, é essencial priorizar a circulação, eliminando ou remanejando móveis, substituindo um jogo pesado de poltronas por cadeiras confortáveis e que ocupam menos espaço. Evite acumular coisas desnecessárias: quanto mais itens nós temos mais espaços ocupamos. “Ter um armário só para guardar a “bagunça” pode ser um contrassenso”, afirma a profissional.

Plantas para renovar

Plantas trazem a natureza para dentro de casa e renovam sempre, inclusive o astral dos moradores. Um vaso com flores é renovação constante, bastando substituí-las semanalmente. Confira neste link do TodaEla algumas dicas de plantas para cada ambiente.

Sala organizada e convidativa

Crédito: Thinkstock

“Reposicionar móveis é a minha ação favorita. Muitas vezes, apenas deslocando uma mesa ou um sofá, o ambiente já ganha mais amplidão, parece outro”, afirma a consultora Ana Afonso.

Além disso, a especialista afirma que criar espaços para os itens presentes na sala também contribui para deixá-la mais agradável. Por exemplo, um porta-revistas na sala elimina a desordem de ter jornais e revistas sobre as mesas, espalhados. Organizar uma estante ou um rack com os eletrônicos pode transformar o ambiente, assim como uma gravura, um quadro trazido de outro ambiente.

Organizar armários, estantes e gavetas com praticidade

Neste setor, sempre vale a regrinha de se desfazer do que não é mais necessário, que não tem uso e nunca terá. Confira abaixo mais algumas dicas:

  • Selecione e descarte de roupas a livros, jogos e brinquedos (doe o que não usa ou não serve mais);
  • “Ataque” um setor por vez: não tire tudo de um armário se não tiver algumas horas para trabalhar na reorganização. Divida a tarefa em etapas;
  • Crie categorias para organizar a papelada e documentação. Centralize num mesmo lugar e descarte papéis guardados sem necessidade.

***

Seguindo essas dicas, você pode começar 2013 com os seus ambientes muito mais bonitos, arrumadinhos, mais agradáveis de circular e com a energia renovada para o ano inteiro.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: