Natureza mais perto de você

19/05/2011 às 14:454 min de leitura

Qualquer parte da casa fica mais agradável com a presença de uma planta. Seja ela apenas uma folhagem ou mesmo se tiver flores, um pedacinho verde faz toda diferença na decoração de um ambiente. Para isso, abuse da criatividade – escolher vasos diferentes e acabamentos inovadores contribui para renovar ambientes e deixar sua casa, escritório ou apartamento muito mais aconchegante.

Na hora de escolher uma mudinha para levar para casa, sempre fica a dúvida se estamos escolhendo a planta certa, o vaso adequado e se o lugar em que pretendemos colocá-la é o melhor para que a planta esteja sempre vistosa. Esses fatores são muito importantes! Não podemos esquecer que as plantas são retiradas de seu habitat natural e, para que vivam bem fora dele, claridade, luz do sol, ventilação e umidade na quantidade ideal são fundamentais.

Para que você não tenha mais dúvidas quando for à floricultura, ou então para quem não tem plantinhas em casa, mas quer muito começar, aqui vão algumas dicas e informações úteis para que sua escolha e cultivo fiquem mais fáceis e sua casa ainda mais bonita.

. . . . .

Tudo começa pelo cômodo que você deseja decorar. Confira as dicas de cultivo e as sugestões de plantas para cada cantinho da casa.

Para o quarto

Existe aquele mito de que não podemos ter plantas no quarto porque elas roubam o oxigênio do ar, mas saiba que isso nunca foi comprovado cientificamente. Sendo assim, as plantas podem ser colocadas em criados-mudos ou mesinhas ao lado da cama, penteadeiras ou em aparadores de janelas.

As mais recomendadas são as de fácil cultivo, como um bonsai ou bambu da sorte. Existem vários tipos de bonsai, você pode escolher o que mais lhe agradar. A vantagem é que são plantas pequenas, com uma média de 50 cm de altura, ideal para apartamentos ou cômodos pequenos. A rega deve ser feita todos os dias e recomenda-se um banho de sol diário de aproximadamente duas horas.

Já o bambu da sorte precisa de mais água – sempre fresca e em temperatura ambiente. Enquanto cresce, o bambu vai se retorcendo e criando formas harmoniosas que enchem o quarto de leveza. Além de decorar seu quarto, o bambu traz bons fluídos – a tradição diz que devemos ter três hastes de bambu da sorte em casa para ter paz, saúde e prosperidade.

Mais uma opção são as orquídeas. Essas plantas nos dão liberdade para harmonizar a beleza e a cor das flores com a decoração do ambiente. Entre as favoritas para o quarto ficam as espécies phaleanopsis (foto), cymbidium e chuva de ouro. A grande variedade de cores das orquídeas traz várias opções para aqueles que querem fazer uma composição com a cor das paredes ou dos móveis. Mas tenha cuidado especial com a localização das orquídeas, como elas se desenvolvem melhor em ambientes quentes e úmidos, procure não deixá-las numa corrente de vento.

Para a sala e o escritório

Por serem ambientes mais espaçosos, as salas permitem plantas maiores, assim você vai encontrar com frequência palmeiras e folhagens vistosas nelas. Dê preferência a plantas que gostem de lugares iluminados, mas que não se adéquam sob a luz direta do sol. Nesse cômodo a escolha do vaso é fundamental. Vasos de cerâmica, vime, madeira, aço ou vidro podem fazer toda a diferença na decoração.

As palmeiras, que, dependendo da espécie, podem chegar a mais de dois metros de altura devem ser escolhidas com bom senso. Alguns tipos têm folhagens muito volumosas e, por vezes, acabam ocupando muito espaço e poluindo um ambiente pequeno. Entre as mais conhecidas estão a palmeira ráfis (ou ráfia) e a palmeira fênix.

A areca bambu, pata-de-elefante, árvore da felicidade e bambu-mossô também são ótimas sugestões para decorar escritórios e salas. Sempre lembrando que as plantas devem estar em um local bem iluminado e o seu substrato deve ser montado de maneira adequada com o tipo de vaso que você escolher.

Para a cozinha

A cozinha ganha todo um charme quando decorada com vários tipos de plantinhas. As preferidas são, é claro, as mudinhas de tempero. Alecrim, cebolinha, manjericão, orégano, salsinha, hortelã, sálvia e pimenta são algumas das opções que você tem para decorar sua cozinha e ainda incrementar seus pratos! Além de ser uma ótima maneira de ter sempre à mão os seus temperos preferidos.

Como os temperos se desenvolvem melhor separadamente – assim é possível respeitar a dose de água de cada um – uma sugestão para colocar os vasinhos na cozinha sem ocupar muito espaço é fazer um varal de baldinhos. Você pode comprar baldinhos de alumínio coloridos ou combiná-los com as cores da sua cozinha, parafusá-los à uma esquadria de metal na janela e usar pregadores de roupa para manter os vasos no lugar.

Mas se você não abre mão do colorido das flores, as tradicionais violetas fazem sucesso na cozinha, principalmente próximo à janelas, pois elas precisam de bastante claridade. Uma dica para ter plantas sempre saudáveis é trocar os vasos plásticos por vasos de barro que absorvem o excesso de água e ainda permitem que as raízes respirem adequadamente.

E para inovar na decoração do ambiente, experimente abrir mão dos vasos comuns e usar canecas, xícaras, chaleiras e até panelas como vasos ou cachepôs. A ideia parece estranha, mas o resultado é incrível! Esses pequenos detalhes enchem a cozinha de cores e deixam tudo mais alegre.

Para o banheiro

O banheiro pede mais atenção na hora de escolher as plantas. Banheiros grandes e bem ventilados permitem plantas maiores. Já para os banheiros pequenos, o pouco espaço faz com que o ambiente seja muito úmido, por isso, as plantas não devem ser regadas com tanta frequência.

Se você tiver espaço e bastante circulação de ar, pode optar por uma palmeira ráfis ao lado da pia, por exemplo, ou um vaso com espada-de-são-jorge ou antúrios.

Mas se o banheiro for pequeno, aproveite para decorar o aparador das janelas com cactos ou suculentas. De fácil cultivo, essas plantas são uma ótima opção por não precisarem de muita água e, se colocadas na janela, recebem a quantidade ideal de luminosidade e ventilação. Se bater sol direto na janela, melhor ainda, suas plantinhas vão adorar. A variedade de formas e texturas das suculentas e diversidade das flores dos cactos deixam qualquer banheiro mais bonito.

Para inovar, abuse dos acabamentos disponíveis como pedrinhas coloridas, cascas de árvore, argila expandida ou musgo. Com eles você pode criar novas texturas de um jeito rápido, simples e econômico.

. . . . .

Além desses ambientes, sinta-se livre para enfeitar qualquer cantinho da sua casa – sacadas, jardins, áreas de serviço, quintais, escadas – as plantas ficam bem em qualquer lugar. Para quem não dispõem de muito espaço, é sempre possível escolher algumas mudinhas e cultivá-las em jardineiras e floreiras.

Sem esquecer os cuidados básicos que qualquer plantinha precisa: boa iluminação, ventilação adequada, presença ou ausência de luz solar e água na medida certa. Nunca molhe sua planta mais do que o necessário, o excesso de umidade no substrato da planta propicia o aparecimento de fungos e pragas e pode até causar o apodrecimento das raízes. E, no inverno, a frequência das regas também deve ser menor, pois a umidade do ar compensa a redução da água.

De tempos em tempos é recomendável pulverizar as folhas da planta, isso faz com que a poeira acumulada saia e a planta volte a absorver umidade pelas folhas. A adubação também é fundamental e pode ser feita diretamente no substrato ou por pulverização. Se a planta apresentar alterações, retire-a do ambiente ou redobre os cuidados.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: