Chinês afirma ter curado dor nas costas caminhando com sapatos de 400 kg

11/12/2013 às 07:432 min de leitura

Zhang Fuxing é um chinês de 52 anos que é conhecido por realizar a proeza de caminhar com sapatos de ferro que, juntos, pesam cerca de 400 quilos. Segundo ele, o motivo que o levou a encarar o desafio foi a chance de curar uma terrível dor nas costas.

“Eu caminho com sapatos de ferro há sete anos. Quando eles alcançaram 400 quilos, eu fiquei muito orgulhoso. Na próxima estação, pretendo aumentar 50 quilos”, explica Fuxing, que acredita que o aumento gradual do peso dos sapatos contribuiu para curar suas dores nas costas.

Logicamente, o esforço para levantar todo o peso e ao mesmo tempo manter o equilíbrio não é uma tarefa fácil e resulta em um caminhar bastante desengonçado, como é possível ver no vídeo. O chinês precisa de mais de um minuto para conseguir dar 10 passos, mas ele afirma que caminha 15 metros diariamente com os sapatos de ferro nos pés.

Fuxing acredita que sua habilidade em mover os sapatos – que ele deixa do lado de fora da casa, na certeza de que dificilmente alguém conseguirá levá-los – está na arte marcial chinesa conhecida por Qigong, que acredita no controle das energias do corpo.

“Não são músculos fortes que farão com que você caminhe assim. O poder vem dos órgãos internos. Quando você caminha com o coração, funciona”, comenta Zhang Fuxing.

A inspiração

O costume de andar com sapatos de ferro não é tão incomum na China e Fuxing revela que sua façanha foi inspirada em um dos pioneiros da prática: “Eu vi alguém usando sapatos de ferro na TV. Diziam que era bom para o coração e os ossos”. Justamente nessa época, o chinês estava sofrendo com fortes dores nas costas que atrapalhavam até mesmo suas atividades mais corriqueiras, como lavar o rosto.

Fonte da imagem: Reprodução/News AU

Em pouco tempo, seus sintomas desapareceram e isso fez com que o homem quisesse que outras pessoas pudessem provar os mesmos benefícios. Assim, ele passou a produzir peças de metal que podem ser amarradas aos sapatos tradicionais e começou a vendê-las online. Os modelos variam entre 20 e 120 quilos cada par e algumas centenas de pares já foram vendidas.

E você, acredita que sapatos incrivelmente pesados como esses podem contribuir para a saúde?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: