12 proibições malucas que já foram decretadas pelo mundo

26/11/2014 às 10:253 min de leitura

O planeta Terra é um lugar maravilhoso, mas também bastante estranho e inusitado em diversos aspectos. Diversas nações que fazem parte desse globo azul têm o costume de ir além quando o assunto são leis, principalmente em relação às regras mais bizarras que você poderia pensar na História.

Pois é, se você realmente acha que o Brasil é craque em leis mirabolantes que até parecem verdadeiras piadas, saiba que não estamos a sós nessa empreitada: alguns cantos do planeta foram muito mais longe do que os grandes inventores das leis vigentes em terras tupiniquins. Seja na Austrália, nos EUA, na Itália etc. — não importa —, o que vale mesmo é dar risada ao se deparar com regras bizarras como essas a seguir. Confira:

1. Austrália

Na terra do canguru, os casais não podem mais se beijar em metrôs, com risco de levarem uma multa “brava” por isso. Para você ter ideia, a justiça australiana criou mais de 42 penalidades para este tipo de comportamento — pode isso, produção?

2. Cingapura

Atenção: não fique mascando chiclete na rua quando você fizer um passeio em Cingapura, pois isso vai pesar no seu bolso! Em 1992, com a tentativa de limpar a sujeiras das ruas públicas, a goma de mascar foi proibida no país, em que até a importação de chicletes pode levar o cidadão a pagar uma multa de R$ 1.290,00.

Em alguns locais você pode até comprar a mercadoria, mas precisa da autorização dos pais e só pode mascar dentro de casa — pois é.

3. Itália

Na região de Ferrara é proibido adormecer dentro de uma fábrica de queijo, mas não para por aí: mulheres com má fama ou de reputação duvidosa não podem entrar nessas fábricas. O motivo? Elas poderiam azedar o leite — isso é verdade, hein!

4. EUA

No estado de Utah, precisamente em Salt Lake Country, você não pode andar na rua com um violino dentro de um saco de papel. Além disso, quem estiver com vontade de montar um leilão deve tomar cuidado, pois existe uma lei muito séria que proíbe a contratação de trombonistas nas ruas como iniciativa de publicidade ou algo do tipo — ah, seres humanos!

5. Irã

Este país que adora guerras tem uma lei muito antiga, mas que ainda é vigente e bastante bizarra: os homens podem ter relações sexuais com os seus bichinhos de estimação, mas não podem ter nenhum tipo de contato íntimo com animais silvestres — é proibido.

6. Barbados

Se você gosta de usar shorts ou bermudas camufladas — estilo exército —, é melhor deixar todas elas em casa, caso contrário uma multa alta vai chegar em sua residência. Os únicos que podem usar roupas desse estilo são os oficiais militares.

7. Bolívia

A mulherada que gosta de tomar algo alcoólico para dar aquela relaxada deve ter cuidado em bares e restaurantes, pois apenas uma taça de vinho é permitida por lei. Qual a justificativa? Mulheres que bebem demais têm maior tendência a pedir divórcio para os seus companheiros.

8. Grã-Bretanha

Essa região que envolve a Escócia (na parte norte), Inglaterra (no sul) e País de Gales (a oeste) possui uma lei do século 19 que ainda é válida, proibindo a venda de dobradinhas aos domingos — sim, isso é verídico.

9. Polônia

O famoso e ilustre Ursinho Puff (ou Pooh) sofre na cidade de Tuszyn, assim como a criançada que gosta do personagem. Para você ter ideia, o prefeito do local proibiu bonecos, imagens, pinturas, desenhos animados e qualquer tipo de coisa que tenha relação com o urso mais querido da molecada.

O motivo é bastante bizarro: de acordo com alguns políticos nobres da região, Puff é indecente por estar com roupa apenas em metade de seu corpo, mostrando toda a sua nudez da cintura para baixo. Com isso, acusam o pobre ursinho de ser hermafrodita, e isso prejudicaria o crescimento intelectual das crianças polonesas.

10. Colômbia

Em 2005, o prefeito de Icononzo elaborou uma lei muito inusitada: é proibido fofocar sobre os seus vizinhos, políticos etc. — sim, isso é real —, graças à guerra em curso entre os rebeldes marxistas e bandidos paramilitares de extrema direita. Portanto, nada de falar mal dos outros quando você for para lá.

11. França

Talvez você não se lembre, mas, em 2009, o medo de uma epidemia descontrolada de gripe suína assustou diversos lugares ao redor do Planeta Azul, fazendo com que o prefeito de Coulaines, Christophe Rouillon, tivesse uma ideia extremamente bizarra: tratar como crime as cuspidas em público, sejam elas em outras pessoas, no chão e até mesmo dentro dos estádios de futebol. Isso incluiu os jogadores de futebol, que agora levam cartão amarelo se cuspirem no gramado, com direito a expulsão em caso de reincidência — imagine essa lei por aqui.

12. China

O país que mais produz consoles de video games passou por uma proibição bem estranha no ano 2000, em que o governo se dizia preocupado com a juventude do país, pois muitos adolescentes perdiam tempo jogando e não se preocupavam em trabalhar.

A jogatina foi proibida em muitos locais durante o horário comercial, mas os games que não são de consoles continuaram sendo vendidos normalmente — que lei bizarra.

***

E você, leitor, conhece outras leis ou regras bizarras ao redor do globo? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: