"Faça isso em casa!", diz a campanha. (Fonte da imagem: Reprodução/Gakuranman)

Se você acha que pessoas inconvenientes — para dizer o mínimo — ouvem música alta apenas no transporte público das cidades brasileiras, você está muito enganado. O problema da falta de educação e práticas que não condizem com a situação em ônibus e metrôs é endêmico também no Japão, país famoso pela polidez dos seus habitantes.

Em resposta a isso, a administração do metrô de Tóquio preparou uma campanha muito bem-humorada e está afixando cartazes pelos vagões da cidade desde 2008, a fim de acabar com os famosos “DJ de busão” e outros tipos de mal-educados.

Em alguns dos exemplos, podemos ver que os cartazes sugerem que as pessoas pratiquem determinadas atitudes em casa ou fora do metrô. Ouvir música alta, ocupar lugares preferenciais e tomar mais espaço do que o necessário são alguns costumes que a campanha condena, entre outros.

Confira logo abaixo alguns exemplos de cartazes do metrô da capital japonesa. A galeria foi selecionada pelo site Gakuranman e traz modelos que circularam pela cidade entre 2008 e 2010.

Fonte: Gakuranman