101
Compartilhamentos

Conheça o prato de ovos irresistível até para os maiores veganos

Os adeptos do veganismo não consumem nenhum produto de origem animal, ou seja, eles não cortam apenas as carnes de sua dieta, mas também o leite, os ovos e o mel, por exemplo. Seguir uma alimentação que, a princípio, parece tão restritiva é um dos maiores desafios para quem quer se tornar um vegano ou um vegetariano (estes só cortaram as carnes).

Afinal, como deixar de consumir alimentos com os quais crescemos acostumados a colocar no prato? Em relação ao ovo, pelo menos o cozido, uma equipe da Universidade de Udine, na Itália, conseguiu criar um modelo similar, mas feito apenas de derivados das plantas! É isso mesmo: trata-se de um “ovo vegetal”!

Estudantes de mestrado em ciência e tecnologia de alimentos passaram um ano e meio trabalhando na escolha dos ingredientes e nos testes para chegar ao produto final, o 100º patenteado pela Universidade de Udine. O ovo vegano é feito usando farinhas de diferentes leguminosas, óleos vegetais, agente gelidificante e sal próprio.

Um prato de comida na mesaParece, mas não é

Entre as vantagens, está o fato de o ovo vegano ser livre de glúten e colesterol, sendo indicado para quem quer comer algo com a aparência e consistência do original, mas que sofre com doenças como a celíaca, por exemplo. Também é indicado para quem está mudando de dieta e ainda precisa do estímulo visual de produtos de origem animal.

A próxima etapa é conseguir uma parceria com alguma empresa, preferencialmente europeia, para que o produto seja feito em escala comercial. A busca por itens veganos tem aumentado consideravelmente na Europa, então é bem provável que as quatro meninas por trás do invento consigam rapidinho esse patrocinador. 

MulheresArianna Roi, Aurora Gobessi, Francesca Zuccolo e Greta Titton criaram o novo ovo

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.