Pólio tipo 3 é erradicada oficialmente em todo o mundo

04/11/2019 às 11:002 min de leitura

No último dia 24 de outubro, especialistas da área da saúde de todo o mundo tiveram um ótimo motivo para comemorações: a erradicação de mais uma cepa do vírus da pólio em escala global.

O anúncio não poderia ser feito em uma data diferente, afinal, essa foi a escolhida para chamar a atenção de especialistas e da população, assim como realizar campanhas em geral sobre essa doença grave.

Outro fator positivo a ser lembrado é que a erradicação do tipo 3 foi alcançada apenas quatro anos após a do o tipo 2.

O último caso da pólio tipo 3 foi registrado há alguns anos, em 2012, na Nigéria.

A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1994. (Fonte:Nações Unidas/SES MG/Reprodução)

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde e presidente do Conselho de Supervisão da Pólio da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI), comentou sobre a boa notícia envolvendo a poliomielite afirmando que essa vitória representa um marco para saúde de todo o planeta.

Em comentários para a imprensa, ele também disse que “'continuamos totalmente comprometidos em garantir que todos os recursos necessários sejam disponibilizados para erradicar todas as cepas de poliovírus. Instamos todas as outras partes interessadas e parceiros a também manter o curso até que o sucesso final seja alcançado”.

Já a pólio do tipo 1 ainda afeta alguins países, como o Paquistão e Afeganistão. Outro ponto importante de ser considerado é que essa doença não tem cura, mas a vacina garante total proteção.

O que é a poliomielite?

A pólio, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa provocada pelo chamado poliovírus. Ela é muito mais comum em crianças e, por isso, todo o cuidado especial com elas.

Ela pode ser transmitida pelo contato com uma pessoa que esteja infectada, alimentos contaminados e por água. É muito comum que pessoas doentes com a pólio não tenham nenhum tipo de sintoma, mas em parte dos casos a pessoa começa a desenvolver paralisia. É preciso ter muita atenção a condição, pois ela pode ser fatal.

Vale destacar que ao vacinar a criança contra a pólio ela estará protegida por toda a sua vida.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: