6 alergias de pele bem comuns em humanos

10/03/2022 às 04:003 min de leitura

Passar por uma crise alérgica é uma situação bastante incômoda e delicada, porém pode não ser algo tão fora do normal assim. Caso você passe a sentir repentinamente coceiras na pele e note que determinada região ficou avermelhada, áspera ou cheia de bolinhas, é bem provável que você tenha tido algum tipo de alergia na pele.

Essas reações inflamatórias acontecem por diversos motivos, principalmente quando sofremos uma reação a alguma substância alergênica. E como a pele é o maior órgão do nosso corpo, esses sintomas alérgicos podem aparecer em diferentes áreas. Por esse motivo, nós separamos uma lista com seis alergias de pele bem comuns e vamos falar um pouco sobre como tratá-las. Olha só!

1. Urticária

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma das alergias de pele mais comuns entre humanos é a chamada urticária alérgica, que é caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas nas camadas superficiais da pele e costuma mudar de lugar a cada 24 horas. Pessoas com urticária sentirão bastante coceira e podem ver as lesões se espalharem pelo corpo inteiro.

Porém, essa não é uma alergia contagiosa. Suas principais causas são alimentação, medicamentos, contato com substâncias de látex e picadas de insetos. O tratamento consiste no uso de anti-histamínicos.

2. Angioedema

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A angioedema é uma alergia muito parecida com a urticária, mas costuma atingir as camadas mais profundas da pele. Dessa forma, é um tipo de alergia que causa cólicas abdominais, dores e inchaço nos lábios, nos olhos, nas mãos e nos pés. Pessoas que sofrem com casos mais graves podem ter problemas respiratórios e choque anafilático. 

Essa é uma alergia que costuma ter origem genética, por algum câncer, doenças infecciosas ou autoimunes. Nesses casos, é recomendado que a pessoa procure um pronto-socorro com urgência para ser atendida.

3. Alergia ao Sol

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por mais que o Sol seja um elemento presente em praticamente todos os nossos dias, não é nada anormal que uma pessoa desenvolve alergia a ele. Esse problema de pele é causado pela exposição excessiva aos raios solares e costuma se agravar bastante quando não utilizamos protetor solar regularmente e de maneira correta.

Se a sua pele ficar com bolinhas vermelhas nas partes mais expostas após pegar sol, é bem provável que você tenha essa alergia. Então, busque um médico para receber seu diagnóstico.

4. Dermatite de contato

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A dermatite de contato é uma alergia causada pelo contato com substâncias específicas, assim como o nome já sugere. O maior problema costumam ser os produtos químicos. Os sintomas mais comuns envolvem: inchaço, bolhas, coceira, queimação, lesões vermelhas e ressecamento. 

O mais comum é que essa alergia seja causada por cremes, perfumes, bijuterias, maquiagens e outros tipos de produtos similares. O mais recomendado nessa situação é substituir os produtos alergênicos por outros com fórmulas que causem menos irritação na pele.

5. Alergia nervosa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Pessoas que sofrem com muito estresse ou que passam por um quadro de depressão e ansiedade podem acabar desenvolvendo alergia nervosa. Por esse motivo, é sempre recomendado que os pacientes mantenham os melhores cuidados com o corpo e também com a mente.

Esse é um tipo de alergia que aparece sem grande motivo e provoca coceira pelo corpo. Os principais sintomas são a vermelhidão e lesões ao longo da pele, causados principalmente pelo ato de coçar. 

6. Dermatite asteatósica 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Esse tipo de dermatite é especialmente comum em idosos que tomam banhos muito quentes por períodos prolongados ou que usam sabonetes muito agressivos para se lavar. Isso faz com que a barreira de proteção da pele diminua e ela fique bastante ressecada.

Por consequência da desproteção, essa pessoa terá coceira e descamação. Recomenda-se que nesses casos as pessoas controlem a temperatura do banho e contem com o auxílio de hidratantes e sabonetes mais suaves. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: