Uma mosca pousa na comida – e agora? Continuar comendo ou jogar tudo fora?

09/03/2019 às 06:002 min de leitura

Que atire o primeiro vinil do Raul Seixas quem nunca continuou comendo aquele belo prato de sopa mesmo depois de uma mosca ter pousado sobre ele; afinal, é só espantar o inseto que está tudo bem, não é mesmo?

Bem... Na verdade, não. O problema é que quase todo mosquito, quando pousa em algum tipo de comida, acaba vomitando nela também e depositando coisas que você não comeria se pudesse ver. Ainda que moscas sejam seres pequenos, não podemos desconsiderar o fato de que elas transportam em média 200 tipos de bactérias que podem ser bastante prejudiciais à saúde humana.

Já se sabe, por exemplo, que as bactérias transportadas por insetos podem provocar problemas de saúde que vão desde infecções respiratórias até intoxicação alimentar. A dica basicamente é: se uma mosca pousar na sua comida, é melhor parar de comer imediatamente.

Sério mesmo

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida conduziu um estudo sobre o assunto. Analisando mosquitos que haviam voado em lixeiras e passado pela porta de alguns restaurantes, eles descobriram que existe, sim, relação entre a presença desses insetos e o desenvolvimento de algumas doenças.

Os pesquisadores explicaram que adultos saudáveis geralmente combatem a maioria das bactérias transportadas por mosquitos, mas crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade (incluindo pacientes que estão fazendo quimioterapia) acabam ficando mais vulneráveis.

“As moscas precisam apenas tocar a sua comida por 1 segundo para que suas pernas ou os pequenos pelos que têm sobre o corpo transfiram os germes de todas as coisas nojentas que elas comem para o que você está comendo. E uma vez que moscas podem transferir sérias e contagiosas doenças como cólera, diarreia e febre tifoide, é provavelmente melhor evitar comer coisas nas quais moscas pousaram”, explicou Ron Harrison, especialista em controle de pragas, em declaração publicada no Metro.

E agora, José?

Vale lembrar que mosquitos também podem estar contaminados por salmonela, antraz e tuberculose – sem falar, é claro, na fama que esses insetos têm por transportarem ovos de vermes parasitas. Se a ideia é evitar desperdício de comida, pelo menos não coma a parte do alimento que entrou em contato com o mosquito, e se houver sinal de qualquer doença, procure orientação médica sem pestanejar.

Para evitar que moscas se aproximem da sua casa, mantenha sua cozinha limpa, se livre do lixo com frequência, cubra os alimentos que ficam expostos, coloque redes protetoras nas janelas caso você more em uma região com muitos mosquitos, use ventiladores para afastá-los e, claro, recorra a produtos inseticidas (longe da comida, não se esqueça!).

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: