De onde surgiu o papo de que devemos tomar 8 copos de água por dia?

11/05/2017 às 13:582 min de leitura

Quem nunca ouviu aquela história de que devemos tomar oito copos de água por dia para manter os nossos corpos hidratados? Pois o pessoal do The Verge resolveu averiguar de onde saiu essa quantidade — e eles descobriram algumas coisas interessantes. Segundo explicaram em um vídeo divulgado na fanpage do site no Facebook (e que você pode ver em inglês neste link), parece que esse papo se popularizou graças a um estudo sobre nutrição realizado em 1945.

Essa pesquisa sugere que o consumo diário para adultos deveria ser de 2,5 litros — e esclarece que a maior parte dessa quantidade é obtida através da água contida nos alimentos que preparamos. Afinal, é possível encontrá-la em praticamente todas as comidas (e bebidas, claro!), o que significa que, embora seja recomendado beber o líquido com frequência, ele não é a única coisa que nos mantém hidratados.

Glub, glub

Segundo o pessoal do The Verge, a verdade é que é bastante difícil estabelecer quanta água, exatamente, uma pessoa precisa beber por dia para se manter saudável. Isso porque uma porção de fatores afeta o consumo necessário para cada um de nós, como a altura, o peso, o local onde vivemos e trabalhamos, as atividades físicas que realizamos e até mesmo o que comemos durante o dia.

Mas, então, como o papo dos oito copos se tornou tão popular? O pessoal do The Verge argumenta que, provavelmente, é porque esse número é fácil de lembrar! Simples assim. Além disso, no vídeo eles explicam que é difícil discutir contra esse número específico quando existem tantas informações conflitantes por aí sobre a desidratação.

Um exemplo que o The Verge usou para ilustrar isso foi um estudo realizado nos EUA no qual os pesquisadores se basearam na osmolaridade urinária — isto é, na concentração de partículas dissolvidas no xixi — para determinar que mais da metade das crianças do país não recebia uma hidratação inadequada.

Então, diversos portais de notícias divulgaram essa informação — algo que seria bastante preocupante se fosse verdade! Acontece que a osmolaridade urinária nada mais é do que uma forma de medir a concentração de partículas na urina e raramente é usada para determinar se uma pessoa está realmente desidratada ou não.

Por sorte, o nosso próprio organismo nos dá pistas sobre quando estamos precisando nos hidratar. Entre os sintomas mais comuns estão a coloração da nossa urina (mais escura do que o normal), sede (evidentemente), dor de cabeça, tontura, boca e olhos secos etc. Portanto, se você notar qualquer dessas coisas ou, ainda, se se sentir cansado ou fraco em um ambiente quente e se suar demais, tome um copão de água! Em outras palavras, em vez de se basear em um número específico, preste atenção no que o seu organismo está dizendo.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: