(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site io9, pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, podem tornar o tratamento de alguns cânceres de pele algo tão simples quanto aplicar uma camada de hidratante pelo corpo.

Os cientistas desenvolveram uma nova maneira de administrar medicamentos de ação genética, utilizando para isso uma nanoestrutura capaz de penetrar no nosso organismo através da pele, tendo como alvo genes específicos que causam algumas doenças — entre elas o melanoma e a psoríase.

Os pesquisadores conseguiram combinar essa nanoestrutura a hidratantes comerciais, observando que a substância, de fato, conta com altos níveis de penetração, tanto na pele de ratos de laboratório como de humanos. Além disso, o medicamento foi 100% absorvido pelas células cancerígenas e não apresentou nenhum sinal de toxicidade.

Caso o novo tratamento realmente funcione e seja desenvolvido, isso significa que poderemos tratar uma grande variedade de cânceres com a mera aplicação do nosso creminho favorito.

Fontes: io9 e PNAS