Tantas horas em ambientes fechados podem estar nos deixando míopes

19/02/2013 às 03:411 min de leitura

De acordo com o site ScienceNews, o índice de pessoas que sofrem de miopia — dificuldade de enxergar de longe — vem aumentando nos últimos anos, e a causa disso parece estar relacionada com o tempo que passamos em ambientes fechados. Segundo a publicação, crianças que passam muito tempo em casa raramente precisam focar em objetos que se encontram distantes, o que pode interferir no correto desenvolvimento dos olhos.

O desenvolvimento do globo ocular ocorre principalmente durante a infância — com algumas alterações ocorrendo durante a adolescência —, e os míopes se caracterizam por ter olhos com formato mais alongado. Entretanto, apesar de a miopia ser (até certo ponto) um problema genético, alguns estudos apontaram que crianças que passam muito tempo em lugares fechados são mais propensas a se tornar míopes do que as que costumam brincar fora de casa.

População de míopes

Fonte da imagem: shutterstock

Embora não se saiba ao certo se “usar os olhos” em ambientes externos realmente pode diminuir o risco de que uma pessoa desenvolva miopia ou não, alguns pesquisadores atribuem o efeito à exposição à luz natural, ao relaxamento dos olhos quando focamos em objetos distantes ou a um maior estímulo da visão periférica. De qualquer forma, é bem provável que se trate de uma combinação de fatores, tanto para causa como para a prevenção do problema.

Contudo, apesar de as crianças de hoje se beneficiarem enormemente com tantas atividades organizadas em suas horas vagas e ao fácil acesso às informações, é possível que todo esse tempo passado em ambientes fechados e diante dos computadores resulte em uma crescente população de míopes. Assim, por via das dúvidas, que tal incentivar a criançada a explorar um pouco mais o mundo lá fora?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: