Cuidado: atividades físicas em excesso podem fazer mal ao coração
68
Compartilhamentos

Cuidado: atividades físicas em excesso podem fazer mal ao coração

Último Vídeo

Todos nós estamos acostumados a ouvir que fazer exercícios físicos regularmente é algo essencial para manter o corpo em forma e a saúde perfeita. Contudo, algumas pesquisas recentes divulgadas por alguns cardiologistas renomados sugere que exercitar-se em excesso pode fazer tão bem quanto comer um x-burguer por dia.

Em uma matéria publicada ontem (24) no The Wall Street Journal, o jornalista Kevin Helliker explica que não é de hoje que a ciência tenta provar o quão fino é o limiar entre a prática esportiva saudável e a danosa ao corpo humano. De acordo com o redator, exercícios extremos podem fazer com um individuo sofra futuramente de arritmia cardíaca e doença arterial coronária.

Os atletas profissionais são os que mais estão expostos a esses riscos, já que costumam se submeter a treinos intensos que acabam estressando demais seus sistemas cardiovasculares. Um grande exemplo disto é o caso do maratonista germânico Normann Stadler, que precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência em 2011 para tratar de um aneurisma agravado por conta de suas longas sessões de treinos puxados.

Vale observar, contudo, que esses estudos não são bem aceitos pela comunidade médica como um todo. Ainda assim, muitos concordam que o mais importante é intercalar atividades pesadas com pequenos períodos de descanso, permitindo que seu organismo “se recupere”. No caso de corridas, por exemplo, o mais recomendado é não exceder 30 milhas por semana.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.