Pesquisadores podem estar próximos de vacina 100% eficiente contra malária
101
Compartilhamentos

Pesquisadores podem estar próximos de vacina 100% eficiente contra malária

Último Vídeo

A malária afeta cerca de 216 milhões de pessoas todos os anos em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de metade da população mundial corre o risco de contrair a doença, que é transmitida por mosquitos que carregam um parasita.

Apesar de a taxa de mortalidade da malária ter sido reduzida em mais de 25% globalmente desde o início dos anos 2000, na África uma criança morre por conta do mal a cada minuto. Por sorte, além de a doença ter cura, pesquisadores da organização Sanaria encontraram uma vacina que previne a doença com 100% de eficácia.

A vacina PfSPZ é feita com uma versão enfraquecida do parasita causador da doença. O enfraquecimento é feito pela exposição dos mosquitos infectados à radiação. Nos primeiros testes com a vacina, todos os membros do grupo de pesquisa que tomaram cinco doses da vacina foram protegidos de picadas de mosquitos infectados. No caso do grupo que tomou apenas quatro doses da vacina, a eficácia foi de 66%.

Atualmente, nenhuma vacina realmente eficiente está disponível, sendo que a Organização Mundial da Saúde estipulou como meta o desenvolvimento de uma vacina com pelo menos 80% de eficácia até 2025.

A PfSPZ ainda está em fase de testes e ainda precisa ser aperfeiçoada em diversos aspectos (um dos atuais desafios dos pesquisadores, por exemplo, é encontrar uma forma de aplicá-la intravenosamente para aumentar a sua eficácia). Quem sabe, no entanto, esta é a solução almejada pela OMS?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.