Qual é o cumprimento mais higiênico? Certamente não é o aperto de mão!
419
Compartilhamentos

Qual é o cumprimento mais higiênico? Certamente não é o aperto de mão!

Último Vídeo

Todos os dias nós cumprimentamos nossos amigos, colegas ou familiares quando os vemos, de diversas maneiras. Com esse comportamento, é inevitável que propaguemos algumas milhares de bactérias simplesmente ao nos encostarmos em outras pessoas. Pensando nisso, um estudo bastante inusitado foi realizado no Reino Unido: qual é o cumprimento que menos transmite bactérias?

Como estamos falando dos britânicos, os típicos beijinhos nos rostos aqui do Brasil nem foram analisados, já que para eles esse já é um comportamento excessivamente invasivo. Os dois exemplos que foram estudados são: o tradicional aperto de mãos, popular em diversos países do mundo, e o soquinho, aquele cumprimento quando duas pessoas cerram os punhos em batem eles de leve e de frente.

Uma mudança de comportamento

De acordo com os estudos da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, o cumprimento do soquinho é muito mais higiênico do que o aperto de mãos e do popular hi-five (quando duas pessoas passem batem rapidamente as palmas das mãos no ar). Os exames feitos em luvas apresentaram resultados em que o aperto de mão transmite quase o dobro de germes do que os outros dois cumprimentos, sendo o pequeno soco o mais higiênico de todos.

David Whiteworth, um dos autores do estudo, disse o seguinte: “Adotar o soquinho como cumprimento pode reduzir substancialmente a transmissão de doenças infecciosas. É improvável que um cumprimento sem contato físico substitua o aperto de mão, mas, pelo bem da saúde pública, encorajamos a adoção do soquinho como alternativa”, declarou Whiteworth. E aí, o que você achou disso?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.