publicidade

Descubra o que causa o amarelamento dos dentes

10/05/2019 às 08:302 min de leitura

Você pode até ficar impressionado com os dentes brancos de cantores, atrizes e celebridades em geral, mas a verdade é que a maioria das pessoas não costuma bancar tratamentos estéticos e, no final das contas, a dentição acaba ficando amarelada. Por que será que isso acontece?

A verdade é que diversos fatores podem influenciar a cor dos dentes, sendo que as manchas dentárias extrínsecas, aquelas na superfície do esmalte – a camada dura e mais externa do dente – são as mais comuns. Esse tipo de marca tem a ver, na maioria dos casos, com o que você come. Entre os vilões estão alimentos e bebidas escuros, como café, vinho tinto, chá preto, refrigerantes e molhos escuros.

Já as bebidas e os alimentos ácidos podem manchar o dente além do esmalte e, uma vez que o esmalte esteja corroído, as manchas são muito mais intensas. Sem falar em agravantes como o cigarro, que faz mal não só aos dentes, vale lembrar, e a falta de higiene bucal, que permite a formação de placas bacterianas, para piorar.

Um segundo tipo de mancha, a intrínseca é aquela formada no interior do dente, quando o esmalte já não está protegendo a superfície. Além dos ácidos, alguns medicamentos podem provocar esse tipo de mancha; é por isso que é preciso ter muita cautela na hora de medicar crianças em desenvolvimento – antes dos 8 anos – com alguns antibióticos.

Para os adultos, é preciso ter cautela na hora de usar medicamentos para tratar gengivites, já que alguns podem causar a descoloração dos dentes. Por isso é importante tirar as dúvidas sobre o remédio com o seu dentista. Há também casos de descoloração registrados pelo uso da minociclina, usada no tratamento da acne. Há evidências de que alguns medicamentos utilizados para tratar alergias e hipertensão também podem manchar os dentes.

Além dos remédios, a ingestão excessiva de flúor pode comprometer a cor dos seus dentes, e pacientes que fazem quimioterapia também podem ficar com a dentição amarelada. Isso sem falar em fatores genéticos, que acabam influenciando a cor do seu sorriso. O avanço da idade também é um agravante, já que o esmalte se dilui à medida que envelhecemos. E aí, você já sabia de tudo isso? Será que não está na hora de mudar alguns hábitos e garantir uma melhor saúde bucal?

*Publicado em 02/09/2014

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: