Comer menos pode melhorar a qualidade do seu sono

13/09/2014 às 05:572 min de leitura

Você provavelmente já sabia que uma dieta de calorias reduzidas pode trazer muitos benefícios à sua saúde, não é mesmo? Mas será que você imaginava que isso poderia ter relação até mesmo com a qualidade do seu sono?

Uma pesquisa feita recentemente pelo Laboratório de Patologia Clínica e Experimental da Universidade Estadual do Rio de Janeiro concluiu que ingerir quantidades menores de calorias pode ser benéfico para quem sofre com apneia obstrutiva do sono, um problema que afeta muitas pessoas, principalmente as que são obesas.

O que é?

A apneia é a interrupção da respiração, o que ocorre quando uma via respiratória acaba sendo bloqueada abruptamente. Isso diminui a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa acorde cansada. A apneia também causa roncos fortes e está relacionada a outras doenças, como arritmia cardíaca, acidentes vasculares cerebrais – os “derrames” – aumento da pressão arterial.

A nutricionista Julia Freitas resolveu elaborar seu projeto de mestrado com base em uma pesquisa que relaciona a adoção de uma dieta menos calórica à redução da apneia. A conclusão dos estudos de Julia foi apresentada no encontro científico da American Heart Association, em San Francisco, nos EUA.

Julia articulou suas pesquisas com base em outros estudos que já afirmavam que a apneia poderia ser solucionada com a redução de peso, seja por meio da cirurgia bariátrica ou da restrição de calorias e da prática de atividades físicas. Em seu trabalho, porém, ela conseguiu provar essas teorias, pela primeira vez.

Pesquisa

"Submetemos os pacientes à restrição de calorias que é recomendada pelas diretrizes internacionais atuais para controle da obesidade. Essa restrição moderada leva à diminuição de 5% a 10% do peso inicial da pessoa", explicou. "Queríamos saber se, com uma redução calórica dessa ordem, o paciente já teria uma melhora na apneia obstrutiva do sono", disse a nutricionista em declaração publicada na Info.

Os testes feitos com o acompanhamento de Julia envolveram 21 pessoas obesas com histórico de apneia do sono. Eles passaram 16 semanas em observação, sendo que um dos grupos foi submetido a uma dieta de 800 calorias diárias, enquanto o outro grupo manteve sua dieta normal. Os pacientes que reduziram o valor calórico tiveram menos interrupções na respiração enquanto dormiam. Além disso, a pressão arterial dessas pessoas ficou mais baixa e eles perderam peso.

De acordo com Julia, os pacientes perderam, em média, 5,5 kg com a redução de calorias por 16 semanas. "A principal mensagem do estudo é que não é preciso ser radical: uma pequena redução no peso corporal pode levar a uma melhora na apneia obstrutiva do sono", disse a nutricionista.

Fonte

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: