Pesquisa sobre envelhecimento feita em 35 anos mostra ótimos resultados

03/11/2014 às 12:513 min de leitura

Qual o segredo da juventude? Este provavelmente não existe, mas sim as formas de se envelhecer de forma saudável com medidas simples no estilo de vida como: manter uma boa alimentação, praticar exercícios, manter o peso, evitar o fumo, consumir pouca bebida alcoólica e tentar deixar o stress longe na medida do possível.

Foi com essas premissas que um grupo de homens aceitou participar de uma pesquisa em 1979 na cidade de Caerphilly, no sul do País de Gales. Com o passar de 35 anos, tempo que durou a pesquisa, os que seguiram as medidas propostas conseguiram derrotar doenças mortais e hoje vivem muito bem.

De acordo com o The Telegraph, de 2,5 mil homens que começaram a participar da pesquisa, restaram apenas 25 que conseguiram manter o plano. Esses restantes são muito mais dispostos e saudáveis do que os voluntários que desistiram. Aqueles que mantiveram os hábitos saudáveis cortaram drasticamente o risco de câncer, diabetes, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e demência.

Resultados aprovados

A maioria dos voluntários que conseguiram concluir o plano da pesquisa

Entre os 25 voluntários que conseguiram manter o plano, está o professor aposentado Leighton Jones, de 80 anos. Segundo o The Telegraph, Jones pedala cerca de 55 quilômetros por semana em torno dos montes e vales perto de sua casa, em Caerphilly, e caminha uma média de três quilômetros a cada dois dias.

"Tenho seguido os passos saudáveis por muitos anos e agora me sinto muito bem. O ciclismo mantém meu corpo em forma, enquanto caminhar mantém a mente em forma. Eu tomo até uma cerveja ou uma taça de vinho algumas noites, mas bebo com moderação", disse o vovô saudável e feliz.

Outro voluntário que seguiu as medidas saudáveis por 35 anos foi Ray Grace, de 80 anos de idade. Ele viaja por todo País de Gales e sudoeste da Inglaterra, fazendo arbitragem de jogos de futebol americano da liga universitária e anda e corre cerca de três quilômetros todos os dias perto de sua casa.

Ray Grace disse: "Eu vou continuar enquanto eu sou capaz. Sou árbitro há quase 30 anos e ainda acho emocionante. Essa pesquisa tem sido de um valor inestimável para mim e eu estou contente de ter feito parte disso. Eu me mantive muito bem ao estilo de vida saudável previsto e me reuni com os pesquisadores cerca de seis vezes ao longo dos anos".  

Andamento da pesquisa

De acordo com o The Telegraph, os voluntários davam aos pesquisadores relatórios periódicos de sua atividade física, consumo de álcool e dieta. As suas esposas e famílias ajudaram preenchendo questionários regulares de frequência alimentar.

A princípio, a atividade física recomendada era a de caminhar três ou mais quilômetros por dia, pedalar 15 ou mais quilômetros por ou fazer algum outro exercício regular "vigoroso" diariamente. Muitos tomaram tanto gosto pelos exercícios, que até superaram essas marcas.

A cada cinco anos, os homens eram reavaliados fisicamente e em relatórios juntamente com seus registros médicos para identificar novos casos de diabetes, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que não fumavam, que tinham um IMC aceitável, comiam frutas e verduras com frequência, faziam atividade física regular e consumo moderado de álcool eram associados com reduções na incidência de certas doenças crônicas.

O líder do estudo, o professor Peter Elwood, da Universidade de Cardiff, disse: "Como uma nação, devemos acordar para o poder preventivo de viver uma vida saudável. Trinta anos atrás, apenas 25 homens em nosso estudo seguiram todas as etapas saudáveis recomendadas”.

Ele disse ainda que seguir esses passos não significa uma proteção completa contra doenças, mas explicou que os homens do grupo saudável que desenvolveram algumas delas, sofreram isso em uma idade muito mais avançada do que aqueles que foram negligentes com seu estilo de vida.

"O desenvolvimento de doença cardíaca foi adiado por até 12 anos. Isso mostra que seguir um estilo de vida saudável protela doenças e morte prematura", completou Peter.

A Gerente de Comunicações da Sociedade de Pesquisa de Alzheimer, Clare Walton, disse ao The Telegraph: "nós já sabíamos há algum tempo que o que é bom para o coração também é bom para sua cabeça. E o estudo mostrou que uma vida saudável pode reduzir as chances de demência em até 60%".  Portanto, se você quiser viver mais, é melhor já ir seguindo os passos dos vovôs saudáveis!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: