Descubra qual é a melhor posição para dormir

03/10/2017 às 02:003 min de leitura

Dormir é bom para o seu corpo e ajuda a recuperar a energia, porém nem sempre é uma tarefa fácil. Rolar de um lado para o outro na cama sem encontrar uma posição confortável, acordar com o próprio ronco no meio da noite ou despertar pela manhã com alguma parte do corpo dormente podem ser problemas relacionados à sua postura no leito.

Não há uma maneira certa de dormir, entretanto cada posição possui diversas vantagens e desvantagens que podem variar de acordo com as necessidades (e dores) de cada pessoa. Descubra qual é a melhor escolha para você.

Dormir de ladinho

Se você dorme de lado, seja sozinho ou de conchinha com a pessoa amada, saiba que você faz parte da maioria! Em um estudo realizado com mais de 800 voluntários, cerca de 70% afirmou preferir dormir de lado.

Vantagens

Para as gestantes, os médicos costumam recomendar esta posição por diminuir a pressão na parte inferior das costas, que pode causar até desmaios, além de melhorar a circulação do sangue, o que beneficia a mãe e o bebê.

A posição também é recomendada para quem sofre com cardialgia e refluxo, por aliviar estes sintomas. Quem tem problemas de dores nas costas, quadris ou joelhos e prefere essa posição pode repousar com um travesseiro entre os joelhos para dar mais suporte.

Desvantagens

Além do problema de braço dormente quando você deita em cima dele, dormir de lado, com o braço atrás da cabeça, pode afetar negativamente músculos e nervos. Independentemente de ser o peso do corpo inteiro ou só da cabeça, essa posição pode fazer muita pressão nos nervos do braço e diminuir o fluxo de sangue, que causa formigamentos dolorosos.

Além disso, repousar de lado força muito o ombro, que tem que apoiar boa parte do peso do corpo, e prejudica os músculos do pescoço. Por fim, a pressão também pode forçar demais os órgãos internos, como estômago e pulmão.

Dormir de barriga para cima

Essa posição ajuda bastante a apoiar a coluna, é a mais recomendada pelos médicos, porém é a mais detestada pelos cônjuges de pessoas que roncam muito.

Vantagens

Deitar com as costas apoiadas na cama é o ideal para apoiar a coluna. A posição pode ajudar a aliviar dores, especialmente se for acompanhada de um travesseiro que não seja muito alto.

Além disso, dormir assim também é o mais recomendado cosmeticamente por evitar que o rosto fique prensado contra o travesseiro e cause rugas. Esta posição também é recomendada para quem tem refluxo por aliviar os sintomas.

Desvantagens

Problemas com ronco e apneia do sono são mais frequentes quando a pessoa está dormindo com a barriga para cima. Especialmente no caso de apneia do sono, uma condição na qual a pessoa para de respirar por alguns momentos enquanto dorme, é recomendado evitar esta posição e dormir de lado.

Porém, é bom reforçar que usar muitos travesseiros pode ser especialmente ruim nessa posição, pois pode causar dores no pescoço e dificultar a respiração, piorando ainda mais o problema dos roncos.

Dormir de barriga para baixo

Essa é provavelmente a posição menos recomendada para a maioria das pessoas por ter menos vantagens e inúmeras desvantagens que podem ser notadas em um curto período de tempo.

Vantagens

Pode diminuir os roncos e ser recomendado em alguns casos de apneia do sono, mas não é uma posição que ofereça muitos benefícios de modo geral.

Desvantagens

Dormir assim pode prejudicar a coluna e causar dores na parte inferior das costas, além de torcicolos por forçar por muito tempo a musculatura do pescoço para o lado.

Se você normalmente deita assim, é recomendável que use travesseiros para se acostumar gradualmente a dormir de lado ou, caso prefira manter o hábito, coloque uma almofada na área próxima à barriga para manter a coluna em uma posição mais natural.

Conclusão

A menos que você tenha um problema médico, leve em conta principalmente o conforto que você sente em cada posição, pois ele é mais importante para pegar no sono, especialmente considerando que você vai se mover durante a noite. Segundo estudos que acompanhavam pessoas em sono profundo, adultos mudam entre 3 e 36 vezes por noite, com a média sendo por volta de 12.

Caso ainda não tenha certeza sobre qual posição você acha melhor, experimente variar por algumas noites para descobrir qual delas faz com que você se sinta mais revigorado no dia seguinte. É um teste tão simples que você pode fazer dormindo.

*Publicado em 07/02/2015

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: