Será que é seguro comer neve?
55
Compartilhamentos

Será que é seguro comer neve?

Último Vídeo

Quem não gosta do verão brasileiro e pode viajar para países onde o inverno extremo impera, possivelmente escolhe regiões cheias de neve, onde possa usar diversas camadas de roupa, fazer bonequinhos e aproveitar as temperaturas negativas.

Se você está nesse grupo das pessoas que gostam de brincar com neve, talvez até já tenha comido um pouco do gelo que cai do céu, mas será que experimentar neve faz mal à saúde? Você já parou para pensar nisso?

Pode comer, mas é preciso ter cuidado

De acordo com a professora Anne Nolin, em declaração publicada no Popular Science, “todo mundo deveria comer neve porque é realmente divertido”. Ela, que estuda sistemas climáticos e neve, afirma que a maior parte da neve é tão limpa quanto água, mas explica que as moléculas de água gelada acabam se unindo a partículas de poeira e pólen para formar os cristais de gelo. Depois disso, eles se transformam em flocos de neve.

Essas partículas minúsculas são as mesmas que acabam entrando em nosso corpo pelas vias aéreas, quando respiramos. Além do mais, flocos de neve tendem a não englobar partículas mais poluentes, então é um “lanchinho” seguro.

Assim que chega ao chão, a neve é considerada limpa, contanto que nada caia sobre ela. Se comer neve está entre seus planos turísticos e gastronômicos, opte por comer a neve que acabou de cair e está branca. Agora se a neve estiver amarelada, isso indica acúmulo de poeira; e em caso de neve rosada, pior ainda: significa que o gelo está contaminado com algas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.