publicidade

Laboratórios do Cern encontram medidas do Bóson de Higgs

18/03/2015 às 05:382 min de leitura

Os físicos do maior acelerador de partículas do mundo chegaram à medida mais precisa até hoje do bóson de Higgs, encontrada após uma busca dequase meio século - informou o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), nesta terça-feira.  Segundo a organização, dois laboratórios do Grande Colisor de Hádrons (LHC), normalmente em competição amistosa, uniram suas forças pela primeira vez com o objetivo de fazer esta estimativa comum.  

Usando tecnologias diferentes, os laboratórios Atlas e CMS encontraram que a inalcançável partícula tem uma massa de 125,09 giga elétron-volt (GeV), com uma margem de erro de 0,24 GeV para mais ou para menos. O número "corresponde a uma precisão de medida superior a 0,2%", informou o Cern em comunicado. 

A estimativa da massa do Bóson de Higgs foi revelada durante coletiva de imprensa em La Thuile, na região italiana do Vale de Aosta, segundo o Cern. "É a medida mais precisa da massa do bóson até hoje, e é uma das medidas mais precisas já obtidas no LHC", acrescentou. 

Bóson de Higgs é considerado pelos físicos como a chave-mestra para a estrutura fundamental da matéria, a partícula elementar que confere massa a inúmeras outras, segundo a teoria do Modelo Padrão.  Sua existência foi prevista pela primeira vez em 1964, por Peter Higgs, François Englert e Robert Brout - mas foram necessários 48 anos para confirmá-la. 

A descoberta do célebre Bóson de Higgs deu o prêmio Nobel de 2013 ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs.  "O Bóson de Higgs foi descoberto no LHC em 2012 e o estudo de suas propriedades começou imediatamente", declarou Tiziano Camporesi, porta-voz do laboratório CMS (Compact Muon Solenoid). Ele explicou que somando esforços, Atlas e CMS conseguiriam "compreender melhor esta partícula fascinante e estudar seu comportamento".

"Uma vez determinada a massa do Bóson de Higgs, é possível, dentro do espectro do Modelo Padrão, efetuar previsões para todas as outras propriedadesdo Bóson de Higgs, que depois poderão ser verificadas", ressaltou o Cern.  O LHC deve ser reativado entre final de maio e iníciode junho, após uma manutenção de dois anos.  

O complexo compreende um túnel em forma de anelde 27 km - que se estende no subsolo da fronteira entre França e Suíça - onde milhares de prótons se colidem, transformando-se em todos os tipos departículas.  Juntos, os laboratórios Atlas e CMS têm mais de5.000 cientistas provenientes de mais de 50 países.

GenebraSuíça

Via EmResumo

Fonte

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: