Mulheres casadas com homens que se exercitam regularmente são mais felizes
4.101
Compartilhamentos

Mulheres casadas com homens que se exercitam regularmente são mais felizes

Último Vídeo

Se você tivesse que opinar sobre a receita para um casamento feliz, quais seriam os ingredientes necessários? Respeito, amor, companheirismo, compreensão? Bem, esses elementos — entre muitos outros — são, sem dúvida, indispensáveis. No entanto, uma pesquisa recente apontou que, pelo menos para as mulheres, ter maridos que praticam atividades físicas regularmente é um fator bem importante para a felicidade conjugal.

De acordo com Pat Hagan do portal Daily Mail, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, apontou que as mulheres são menos propensas a sofrer de depressão se os seus maridos se exercitam regularmente — mesmo que elas próprias sejam pouco ativas ou não pratiquem nenhum esporte.

Suando a camisa

Os cientistas chegaram a essa conclusão após monitorar os níveis de atividade física e o risco de desenvolvimento de depressão de mais de 1,2 mil casais durante um período de 10 anos. Os pesquisadores especulam que, como a prática de exercícios estimula a liberação de endorfinas — resultando naquela sensação de bem-estar pós-exercícios —, é possível que ela também tenha influência na saúde mental.

Além disso, os homens tendem a praticar atividades que envolvem exercícios em grupo — como o futebol, por exemplo —, o que também é mais benéfico mentalmente do que a prática de atividades individuais. No caso dos casais, como os maridos que praticam esportes tendem a se sentir mais felizes e são menos predispostos a sofrer de depressão, talvez o efeito positivo nas esposas seja um reflexo de como os exercícios afetam a saúde mental deles.

Curiosamente, ter esposas fisicamente ativas não exerce qualquer efeito sobre a felicidade conjugal dos maridos. Segundo os pesquisadores, uma das explicações para a discrepância entre os efeitos da prática de exercícios em esposas e maridos seria o fato de as mulheres normalmente serem mais sensíveis aos sentimentos de seus companheiros.

*Publicado em 26/05/2015

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.