Novo estudo afirma que vício em queijo é real
259
Compartilhamentos

Novo estudo afirma que vício em queijo é real

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirma o que você já sabia dentro de seu coração: sim, o queijo é um alimento que pode deixar você viciado.

Após coletar dados de cerca de 500 alunos, que completaram o programa de pesquisa Yale Food Addiction Scale (ou seja, a "escala de vício em comida de Yale"), os estudiosos descobriram que alguns alimentos são mais viciantes por conta da forma como eles são processados — e como você pode imaginar, quanto mais processado e gorduroso, mais viciante.

A pizza foi um dos alimentos considerados mais viciantes pelos alunos testados e, segundo os pesquisadores, o culpado é o queijo. O vício acontece por conta de uma proteína chamada caseína, que é encontrada em todos os produtos que vêm do leite.

Durante a digestão, essa proteína libera opiáceos, que são substâncias derivadas do ópio. São esses opiáceos que vão ativar os receptores de dopamina, que estão diretamente ligados ao controle dos movimentos, aprendizado, humor, cognição e memória. São esses receptores que vão otimizar a característica viciante do alimento.

Isso significa que agora você tem uma explicação científica para a sua total falta de controle diante de uma mesa cheia dos mais variados, deliciosos e malcheirosos pedaços de queijo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.