Será que produtos detox realmente funcionam?

18/12/2015 às 05:572 min de leitura

Você não precisa ir muito longe para encontrar a palavra “detox” em produtos nas prateleiras do supermercado ou em cardápios de restaurantes naturais. A ideia por trás desse nome tem a ver com saúde e desintoxicação, mas será que os produtos detox realmente cumprem esse papel de limpar nosso organismo?

Essa foi a pergunta-base de uma publicação do The Guardian, e a conclusão não mediu palavras: “[o detox] é um conceito pseudo-médico projetado para vender coisas”. Pois é, essa doeu.

De acordo com Edzard Ernst, professor de medicina da Universidade de Exeter, na Inglaterra, existem dois tipos de desintoxicação: um que funciona e o outro, que não. O que funciona, segundo Ernst, é aquele realizado em pessoas que têm algum tipo de vício em drogas e que correm risco de morte.

“O outro é a palavra que está sendo invadida por empresários, curandeiros e charlatães que querem vender um tratamento falso que supostamente desintoxica seu corpo de toxinas que você deve ter acumulado”, explica o médico, referindo-se, é claro, aos produtos que carregam a denominação “detox” em suas embalagens.

Ernst diz, ainda, que se o corpo de uma pessoa acumulasse tanta toxina de modo que ela não consegue eliminar esse excesso, essa pessoa estaria morta ou precisando de uma intervenção médica radical. O professor explica que, no corpo de uma pessoa saudável, os órgãos funcionam bem e não há como melhorar o funcionamento de algo que já está dando certo.

Nesse sentido, vale lembrar que as embalagens dos produtos falam em toxinas que precisam ser eliminadas, mas não especificam que toxinas são essas, de modo que não é possível medir a real eficiência desse tipo de produto. Um teste realizado em 2009 no Reino Unido buscou avaliar a eficácia de 15 produtos detox. O resultado? Nenhum dos fabricantes conseguiu definir que tipo de desintoxicação cada produto oferecia, assim como não conseguiram nem mesmo explicar o que é desintoxicação.

Ainda assim, o número de produtos que prometem desintoxicar consumidores só aumenta: comprimidos, tinturas, chás, sucos, máscaras faciais, sais de banho, xampus, cremes corporais e por aí vai.

Além desse tipo de produto, há os tratamentos estéticos e medicinais que também prometem uma desintoxicação, como é o caso da irrigação do cólon. Esse procedimento é feito para eliminar vestígios de fezes que ficam nas paredes do intestino. A técnica e consiste em “lavar” o intestino por meio da inserção de uma “mangueira” com água. Muitos médicos alertam que esse tipo de técnica é invasiva demais e pode perfurar o intestino.

A receita ideal para uma saúde em dia? Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e não fumar. Além disso, é preciso ter em mente, sempre, que esses produtos movimentam grandes quantidades de dinheiro, mas que, no fundo, não cumprem os benefícios que prometem.

Você utiliza produtos detox? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: