7 coisas que você não sabia sobre dentistas e consultórios odontológicos

04/02/2016 às 11:372 min de leitura

Ir ao dentista é visto como uma espécie de tortura por muitas pessoas, e não é para menos: o paciente está vulnerável em meio a um mundo de agulhas, brocas e especialistas mascarados. Para tentar curar traumas, nada melhor do que descobrir alguns segredos desses profissionais que deixam qualquer um de boca aberta. Confira a seguir:

1 –A razão por trás das perguntas que os dentistas fazem mesmo quando você não pode falar

Seu dentista sabe, sim, que você não consegue falar com a boca anestesiada e entupida de algodão. Na verdade, ele só fica conversando com você para que você se distraia enquanto ele faz o trabalho. A intenção aqui é fazer com que o paciente não fique focado em cada passo do procedimento.

2 – Na verdade, eles não enxergam você

Dentistas às vezes usam lupas que aumentam o tamanho dos dentes. O assistente, que fica por ali, tem também a função de observar suas expressões faciais e perceber se há muito desconforto.

3 – A anestesia funciona bem em você?

Se não, o motivo pode surpreender: o componente anestésico que é aplicado antes de alguns procedimentos é solúvel em gordura. Se o paciente tem excesso de gordura no tecido da gengiva, a anestesia pode diluir e ir embora. Ir ao dentista de estômago vazio também não é uma boa ideia para quem sente muita dor – e olha só que curioso: pessoas ruivas tendem a sentir mais dor também, graças a um tipo de mutação genética.

4 – Os aquários não são meramente decorativos

É bem possível que você já tenha ido a um consultório odontológico que tem um aquário como parte da decoração da sala de espera. Talvez você ainda não saiba, mas essa é uma forma barata e eficiente de acalmar os nervos do paciente que está esperando para ser atendido – o barulhinho da água nos deixa menos ansiosos.

5 – E aquele cheiro de consultório? É o quê?

Nada mais é do que uma mistura do aroma de luvas de látex e flúor em gel, que é usado para fazer limpeza.

6 – Dentistas escondem coisas de você

Muita gente acaba perdendo o controle durante as consultas, por inúmeros motivos. Pelo bem do próprio paciente, do dentista e de todos os envolvidos, esses profissionais escondem alguns instrumentos que possam representar perigo e que, óbvio, assustam pela aparência. Essa é uma regra especialmente aplicada com crianças.

7 – Existe uma hora melhor para agendar sua consulta

Para quem tem pavor da cadeira do dentista, nenhuma hora é boa, mas a verdade é que, depois da primeira consulta de manhã, os dentistas ficam mais concentrados. A dica dos dentistas entrevistados pelo Mental Floss é a seguinte: se o consultório abre às 8h, o ideal é marcar uma consulta nos horários entre as 9h e as 11h.

Você consegue ir ao dentista sem sofrer muito? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: