Saiba por que você não consegue dormir bem em um lugar novo
266
Compartilhamentos

Saiba por que você não consegue dormir bem em um lugar novo

Último Vídeo

Para começar, eu preciso ser sincera: não me identifico muito com esta matéria. O motivo é simples: eu sou uma máquina de dormir e não preciso de nenhum esforço para isso – nem contar carneirinhos. Não estou falando só do meu sono em casa, não – tenho esta facilidade em qualquer lugar. Qualquer.

Mas nem todo mundo é assim. Você sente que o seu descanso não é o mesmo quando está em uma cama nova? A ciência explica!

Sem sono?

Você já deve ter ouvido falar em “dormir com um olho aberto” e, no mundo animal, desenvolver esta habilidade está diretamente ligado à sobrevivência de muitas espécies, como os crocodilos, que permanecem com um olho aberto enquanto repousam para fugir de predadores mais facilmente, manter os seus filhotes protegidos e, claro, prestar atenção em possíveis presas.

Ok, mas o que isso tem a ver com a nossa maneira de dormir? Tudo. Para uma equipe de cientistas da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, a razão pela qual você não dorme bem em um lugar novo é o estado de vigilância constante. Eles publicaram suas descobertas na revista Current Biology.

Para simplificar: mesmo que você esteja em um local seguro, como um hotel, o seu cérebro entende que o ambiente é perigoso e imprevisível. Para comprovar isso, eles recrutaram 35 voluntários saudáveis e os levaram a um laboratório para duas noites de sono - com uma semana de intervalo entre elas.

Cientistas ficaram atentos à atividade de ondas lentas

Os voluntários foram conectados a máquinas que monitoravam os seus movimentos, batimentos cardíacos, níveis de oxigênio no sangue, respiração, olhos e pernas, assim como a atividade em ambos os lados do cérebro.

Então, os cientistas ficaram atentos à atividade de ondas lentas, que mostra o quão profundamente alguém está dormindo. Na primeira noite, os participantes apresentaram mais vigília na metade esquerda do cérebro. Na segunda semana, já familiarizados com o ambiente, as atividades cerebrais foram simétricas.

Yuka Sasaki, coautor do projeto, afirma que é possível treinar o nosso cérebro para se acostumar a estas situações. Assim, pessoas que precisam viajar muito não precisam sofrer com um sono de má qualidade e irregular.

Você tem problemas para dormir em lugares novos? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.