Ciência
05/07/2016 às 11:13•1 min de leitura
Arun Patel é um garoto indiano de apenas 12 anos e que está passando por uma situação inusitada: depois de perder o nariz por causa de uma grave infecção, os médicos estão fazendo um novo órgão crescer em sua testa.
A fatalidade aconteceu quando Arun era apenas um bebê e os "médicos" da sua aldeia – sem formação alguma – aplicaram injeções em seu rosto, fazendo com que o tecido morresse.
Arun perdeu o nariz quando ainda era um bebê
Agora, uma equipe profissional está fazendo com que um novo nariz seja reconstruído em sua testa para ser transplantando. O doutor Ashwini Dash, responsável pela equipe cirúrgica, explicou ao MailOnline que o procedimento envolve várias etapas: "o nariz de Arun tinha desaparecido por causa de um efeito colateral das injeções. A rinoplastia normal não era uma opção possível, por isso decidimos por uma cirurgia plástica especial, chamada de "retalho pré-fabricado".
Nariz foi feito na testa do garoto
Durante um ano, quatro fases foram realizadas: primeiro, um expansor de tecido foi colocado na testa de Arun; em seguida, utilizando cartilagem da parte inferior da parede torácica, os médicos criaram um nariz artificial; durante três meses, o tecido se desenvolveu e cresceu, para então ser removido e colocado no lugar certo.
Procedimento foi realizado com sucesso
O jovem, que era excluído na escola e andava de cabeça baixa na rua, ficou realizado com a cirurgia e disse que aquele era o seu sonho: "para mim, não é apenas um nariz, é como começar uma vida nova".