É realmente possível que o pênis fique preso à vagina após o sexo?

25/08/2018 às 03:003 min de leitura

Você já sabe que, durante a sua vida, deverá ir ao médico algumas vezes para fazer exames e resolver problemas de saúde que ainda virão por aí. O que você talvez não imagine, porém, é que muitas pessoas têm o azar de parar no hospital por acidentes ocorridos durante o sexo. Aí fica complicado, não é mesmo?

O Dr. Aristomenis Exadaktylos, responsável por um estudo que avalia todos os casos de emergências médicas em seu hospital em Bern, na Suíça, falou à BBC a respeito de alguns acidentes causados pelo sexo, o que admite não ser o final mais romântico de todos.

Entre as complicações pós-sexo mais frequentes estão crises de enxaqueca, problemas cardíacos e até mesmo amnésia. No programa da BBC, Exadaktylos foi questionado a respeito de uma possibilidade que você talvez já tenha ouvido: a de o pênis simplesmente ficar preso dentro da vagina. Será que isso é possível?

Depoimentos

Fonte da imagem: Shutterstock

Uma ouvinte da rádio, que pediu para não ser identificada, disse que ela e seu marido ficaram presos um ao outro depois que ela teve um orgasmo. Segundo ela, seus músculos se contraíram tanto que a vagina “sugou” o pênis.

Outro ouvinte, que preferiu ser chamado apenas por John, contou que também passou por uma situação parecida quando estava com uma namorada. Segundo ele, certa vez, depois de ter uma relação sexual que definiu como “muito boa”, ele ficou sem conseguir retirar seu pênis de dentro da vagina da namorada.

John explicou que os dois ficaram rindo e tentando se desvencilhar por uns três minutos até que, enfim, conseguiram. Segundo ele, a experiência não foi nada dolorida. Atualmente John tem 75 anos e a história nunca mais se repetiu.

Possível

Fonte da imagem: Shutterstock

De acordo com o Dr. John Dean, médico sexual no Reino Unido, as duas situações narradas acima são perfeitamente críveis e parecem ser exemplos do fenômeno conhecido como “penis captivus”, algo como “pênis cativo”, que é o que pode acontecer quando a vagina fica extremamente inchada e se torna capaz de sufocar o pênis.

“Os músculos do solo pélvico se contraem ritmicamente durante o orgasmo. Enquanto os músculos contraem, o pênis fica preso e mais inchado”, explicou Dean. Nesse caso, o homem conseguirá retirar o pênis assim que os músculos da vagina ficarem descontraídos e relaxados.

É bem provável que você já tenha visto cachorros acasalando, e se você já viu também que cães ficam presos às fêmeas algumas vezes, saiba que a razão é bem diferente. O pênis de um cachorro é anatomicamente programado para ter um formado de “gancho” quando está penetrando. Essa mudança de formato acontece devido à grande circulação sanguínea no local e, por isso, ele pode ficar preso à fêmea.

De longa data

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

Segundo Dr. Dean, muitos de seus pacientes já relataram que ficaram presos depois do sexo, sendo que os relatos eram mais para saber os motivos e matar a curiosidade. Nenhum deles tinha a ver com dor ou problemas mais sérios em decorrência do “penis captivus”.

O médico explica que é preciso diferenciar casos de pênis cativos e de vaginismo, que é quando a vagina se contrai involuntariamente antes do sexo, de modo que é impossível até mesmo dar início ao ato.

Porém, os relatos a respeito do “penis captivus” não são recentes, não! Há até histórias mitológicas que falam a respeito de casais “amaldiçoados” com o castigo de não conseguirem mais se separar. Mais adiante, em 1933, o Manual de Ginecologia, escrito por Walter Stoeckel, defendia a ideia de que o pênis cativo só acontecia durante relações sexuais proibidas, já que o medo de um possível flagra era o responsável pela contração da musculatura vaginal.

A teoria não é completamente aceita, mas se sabe que quatro casos recentes no Malawi, nas Filipinas, no Zimbábue e no Quênia ocorreram em casais que pulavam a cerca. Será?

*Publicado originalmente em 03/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: