Cientistas podem ter comprovado teoria sobre como a energia do Sol é gerada

30/08/2014 às 08:051 min de leitura

De acordo com o site Space.com, uma equipe composta por mais de 100 cientistas parece ter detectado os neutrinos criados pelo processo de fusão que ocorre no núcleo solar. A descoberta pode revelar mais informações a respeito dessas partículas e como elas completam sua jornada de milhares de anos desde o coração da estrela até chegarem à superfície do nosso planeta.

Os neutrinos provenientes do Sol são produzidos durante as reações de fusão — conhecidas como próton-próton — que ocorrem no núcleo solar. Então, essas partículas são emitidas pela estrela quase na velocidade da luz, e um número estimado em 420 bilhões delas atinge cada milímetro do nosso planeta por segundo.

O mais interessante é que enquanto a luz e o calor que vemos e sentimos diariamente leva cerca de oito minutos para viajar do Sol até a Terra, a energia produzida pelo núcleo da estrela demora centenas de milhares de anos para chegar do núcleo até a superfície e, então, ser emitida até nós.

Detector

O problema em se confirmar esse processo é que os neutrinos são capazes de passar pela matéria praticamente sem sofrer maiores alterações, o que os torna bem difíceis de detectar. Assim, durante os experimentos, os pesquisadores evidentemente não foram até o Sol nem mandaram sondas espaciais até lá, mas empregaram um instrumento ultrassensível chamado Borexino que fica localizado na Itália.

Esse equipamento fica enterrado a 1,4 km de profundidade e é um dos detectores de neutrinos mais sensíveis do mundo. O que os cientistas fizeram foi reproduzir as reações de fusão que ocorrem no núcleo do Sol e depois comparar os dois tipos de energia solar irradiada — na forma de neutrinos e na forma de luz que chega à superfície —, confirmando o processo que dá origem à energia emitida pelo astro.  

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: