
Ciência
15/06/2012 às 22:21•1 min de leitura
Agência Fotosite/Divulgação
Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno 2012 do SPFW, voltou dessa vez inspirado no Pará. A passarela estava coberta por plantas e na primeira fila estava a Beyoncé do Pará, Gaby Amarantos. Nos cabelos, as modelos usavam os tubos de luzes coloridos utilizados nos shows pela diva do tecnobrega.
A primeira leva de modelos usou peças de linho branco com placas de LED iluminadas por baixo do tecido. Em seguida foram surgindo os vestidos amplos e compridos, as bermudas de gancho baixo, as saias evasê, as camisas e saias mullet e os blazers descontruídos. Em geral a silhueta é bem longe do corpo e os recortes e decotes focam principalmente em deixar as costas à mostra.
Os principais materiais foram o linho, a organza e a seda, com tecidos orgânicos e amassados. As estampas trazem imagens de florestas e terra rachada, além de troncos, pássaros, ondas, e linhas horizontais. Destaque para o mosaico de peças de madeira criando um efeito 3D. Os acessórios do desfile foram criados exclusivamente por artesãs do Tucumã, uma cidade no interior do Pará.
No final do desfile, a voz em off de Zélia Ducan recitou uma adaptação de uma carta de Mario de Andrade para Manuel Bandeira, elogiando as belezas de Belém.