
Estilo de vida
09/06/2011 às 05:51•3 min de leitura
A atriz Mischa Barton é uma das adeptas do estilo - Fonte: Getty Images
Se você adora a forma de Kate Moss, Sienna Miller, Mischa Barton, Nicole Richie e outras celebs se vestirem, misturando peças românticas com botas pesadas ou usando sobreposições incrivelmente perfeitas, saiba que elas são algumas das representantes do estilo boho chic. Uma forma meio “opa, misturei as peças meio ao acaso e fiquei assim, linda!”.
A musa do estilo: Sienna Miller - Fonte: Getty Images
O boho chic tem influência dos hippies dos anos 60 e apareceu com mais força em 2004 quando a atriz Sienna Miller começou a desfilar com o estilo mesclado de roupas de grife e brechó que causou entre a moçada inglesa na época, arrastando multidões às lojas de Londres que desejavam imitar seus looks.
Origem
Mas de onde vem o “boho”? A palavra deriva de “bohemian”, um movimento que começou no início do século 19 nas comunidades ciganas da Europa e se refere a um estilo não tradicional de levar a vida, sem regras, nem padrões. Porém, foi nos anos 50 que o movimento se concretizou de verdade entre artistas e intelectuais londrinos associados à filosofia sócio-cultural beatnik, que pregava o anti-materialismo e rejeitava valores convencionais da sociedade, inclusive no jeito de se vestir. O ponto de encontro desse pessoal acontecia na área do Soho de Londres. Daí a outra variação do nome, os boêmios (bohemians) do Soho, derivou a expressão boho. Dessa forma, o movimento abraçou o pensamento livre, sem seguir tendências da moda e rumou para os anos 60 tomando conta do figurino dos hippies.
A produtora cultural Anita Pallenberg mostra que até hoje
ainda gosta de causar no figurino - Fonte: Getty Images
O estilo também reinou no mundo da música daquela época. A produtora cultural Anita Pallenberg, considerada o sexto membro dos Rolling Stones, era conhecida por seu estilo cheio de atitude que deu ao bohemian o toque um pouco rock’n roll que precisava. Assim, o estilo cresceu com a comunidade artística em uma ampla adoção da mistura de cores e tecidos.
Peças-chaves
A atriz e cantora Zoey Deschanel mistura vestidos românticos com jeans- Fonte: Getty ImagesO boho chic é famoso pela mistura das peças, com roupas sobrepostas, itens de referências modernas, folk, punk e vintage, com alguns acessórios, criando um perfeito equilíbrio de uma confusão intencional de tendências, que funciona muito bem.
Estilistas como Diane Von Furstenberg, Anna Sui e Marc Jacobs sempre mantêm a tendência boho em suas coleções.
Quer começar a arrasar por aí com esse estilo? Escolha as peças essenciais para montar os looks e mãos à obra! Todas elas seguem uma tendência natural com tons terrosos, texturas étnicas, saias longas e soltinhas, vestidos vaporosos, bolsas grandes, blusas de tecidos fluidos, cardigans leves, estampas florais, jeans, rendas, laise e lenços. Tudo sempre confortável e feminino.
Para fazer a composição ter aquele charme hippie sofisticado, as botas são as eleitas, tanto as ankle mais baixas, quanto as do tipo cowboy. Essa mistura de pesos, mais leve nas roupas e pesado nos pés, é uma das marcas do estilo. No calor, aposte nas rasteirinhas e sandálias de couro com ou sem salto.
Para dar os toques finais no look, complete com os acessórios ousados que se adequam com esse estilo eclético: brincos grandes, cintos de couro largos, chapéus, maxióculos ou aviador, colares, pulseiras e braceletes. O make que combina com esse estilo é sempre minimalista, corretivo, rímel, gloss ou batom nude, um toque de blush ou uma passada de pó bronze para dar aquele visual saudável e corado.
O boho chic pode ser até dividido em alguns subestilos, confira abaixo qual combina mais com o seu:
Zoe Kravitz (filha do cantor Lenny Krazvitz) e Nicole Richie
Com certeza você tem algumas das peças que compõe o estilo. Agora é só misturá-las, sem exagero e seguindo um equilíbrio, e sair por aí!