
Ciência
24/08/2011 às 15:40•4 min de leitura
Fonte: Divulgação - Espaço Fashion, Andréa Marques/Marcelo Soubhia - Agência Fotosite
Flores, animais, folhagens, listras ou xadrez. Com certeza, pelo menos uma dessas figuras você gosta de ver estampada em suas roupas. A boa notícia é que, para o verão, as tendências incluem todas essas imagens e muito mais. E nem é preciso escolher a preferida: misturar tudo será o grande barato para a próxima estação.
Nas passarelas dos principais eventos de moda nacionais e estrangeiros, foi possível conferir que, para o calor, as peças terão de tudo um pouco. A inspiração nas características brasileiras apareceu com frequência nas coleções do país, em estampas tropicais , florais e referências étnicas.
Mas tem opções para todos os gostos. As cores vivas estarão presentes na maioria das peças, compondo listras, geometrias e figuras abstratas. O animal print também não ficou de fora, porém, a onça dá uma folga para as vitrines - os bichos da vez serão o tigre e a cobra.
A cor laranja ganha destaque nas combinações e, ao ser misturada com outros tons intensos e com as estampas, dá ao look um ar de informalidade ideal para o dia a dia.
Confira as principais tendências que prometem estar na maioria das coleções e prepare o seu guarda-roupa para o verão.
A vez do tropicalismo
Fonte: Divulgação - Espaço Fashion, Lenny/Marcelo Soubhia - Agência Fotosite
As passarelas das últimas semanas de moda brasileiras ficaram cheias de folhas, frutas e pássaros. A influência da fauna e flora tropicais chegou às coleções, trazendo vestidos com tucanos e papagaios, calças estampadas com folhagens e blusas decoradas com frutas nativas.
Nos desfiles internacionais, a adesão da Prada a essa tendência ajudou a torná-la mais popular entre as consumidoras.
Quem gostou da ideia, mas prefere não ousar demais, pode optar pelas peças que seguem o estilo, mas com mais suavidade. Há modelos com folhagens e representações de animais mais discretas.
Listras de todos os jeitos
Fonte: Divulgação - Coven/ Zé Takahashi - Agência Fotosite
No verão, será possível encontrar roupas listradas na maioria das vitrines. E mesmo quem não é muito fã da estampa irá achar uma versão que lhe agrada.
Isso porque as listras virão em diferentes combinações de cores, tamanhos e formatos. Por isso, esqueça aquelas tradicionais opções horizontais em preto e branco. Na próxima estação, a moda será mesclar as cores vivas, como laranja e rosa, e de diferentes jeitos.
Mas quem preferir os modelos clássicos, como a dupla "azul e branco" vista com frequência na estilista Chanel, pode ficar tranquila. Eles também estarão nas lojas, aplicados em camisetas, vestidos de malha ou de seda e até mesmo em calças.
Florais: para dar boas-vindas à primavera
Fonte: Divulgação - Maria Bonita Extra, Giulia Borges/Zé Takahashi - Agência Fotosite
Existe melhor forma de dar boas-vindas à primavera que colocar as flores por todos os lugares? Não é à toa que as estampas florais prometem ser uma das principais tendências das coleções que vêm por aí.
Elas estarão nos vestidos, saias, blusas, sapatos e acessórios, em diferentes tamanhos (das menores às enormes, que tomam conta do tecido), cores e tipos. Você poderá encontrá-las em desenhos bem definidos ou em formas mais abstratas.
O estilo deve trazer o romantismo de volta às ruas, adequado a tecidos delicados, como laise, rendas e sedas. Mas, vale ficar atenta na hora de combinar.
A dica é sempre colocar uma peça floral de cada vez. Escolha apenas uma por look e combine com roupas lisas que sejam da mesma cartela de cor das flores. Regatas brancas ou pretas também sempre tendem a combinar. Assim, se a estampa estiver na blusa, experimente mesclá-la com jeans e acessórios lisos. Com certeza será mais difícil de errar.
O tipo das flores também influencia na aparência. Para as gordinhas, os modelos menores são os mais indicados. Já para as altas e magras, o estilo máxi cairá muito bem.
O romantismo dos poás
Coleção Resort 2012 Fendi. Fonte: style.com
Outra estampa que deverá trazer o romantismo de volta às tendências são os poás. As bolinhas, caraterísticas dos anos 1950 e 1960, continuam a marcar presença nas coleções de verão.
As peças com essa estampa também ousam na combinação de cores e no tamanho dos círculos. Vale lembrar que quanto maiores as bolinhas, maior também será a sua aparência. Por isso, se o objetivo for parecer mais magra, invista nos poás mais delicados.
Os bichos estão à solta!
Fonte: Zé Takahashi - Agência Fotosite/Divulgação - Espaço Fashion
A tendência do animal print continua forte no calor, mas com variações. A novidade é o aparecimento de estampas com os animais desenhados como um todo.
Além disso, a onça sai de cena para dar espaço ao tigre, que surge também em versões coloridas.
Porém, a cobra deve ser o must have do verão. Mas esqueça as estampas de píton predominantemente em cores neutras e no dourado. O diferencial da temporada será a serpente que mescla tons fortes, como azul e vermelho ou laranja e rosa.
O charme da etnia
Fonte: Divulgação - Patachou, 2nd Floor
As estampas étnicas também irão fazer sucesso no verão. As cores vivas, como o amarelo, o azul intenso, o laranja e o vermelho, compõem a maioria das versões, que vão das sofisticadas às mais ousadas.
A dica é usar os modelos do estilo com ousadia, sem medo de experimentar.
Geometria por todos os lados
Fonte: Divulgação - AquaStudio, Cantão, O Estudio
As estampas geométricas são uma tendência forte para o verão. Elas aparecem nas versões clássicas (com menos contraste) e nas mais coloridas, abusando da combinação das formas.
Será possível encontrar gráficos fortes, caóticos, pinceladas espontâneas e motivos grandes. A inspiração nas técnicas de pintura é que possibilita tantas variações de estilo nas peças.
Um pouco de abstrato
Fonte: Divulgação - 2nd Floor, Alessa, Cantão
Não serão apenas as formas geométricas bem desenhadas que estarão presentes na coleção da próxima estação. As imagens abstratas também ganham espaço na moda.
Será possível encontrar vestidos com efeitos 3D, blusas com asas de borboleta aumentadas, acessórios com inspiração na água e suas ondas ou ainda arranjos florais com forte contraste de cores.
Xadrez: ele chegou para ficar
Ellus. Fonte: Zé Takahashi - Agência Fotosite
Quem gosta do clássico xadrez vichy, popularizado por Brigitte Bardot, pode comemorar. A estampa marcou presença nas passarelas, em cores bem atuais.
A boa notícia é que será possível misturá-la com outras tendências, colocando em prática sobreposições e até mesmo o color blocking.
Basta colocar a criatividade em ação e tirar os sapatos, bolsas, vestidos e acessórios estampados com xadrez do armário.
Com tantas opções, será difícil escolher o que não poderá faltar no guarda-roupa.