Qual a saia certa para você?

10/10/2011 às 16:574 min de leitura

Saia plissada. Fonte: Reprodução/ Charlotte Rouge

Com a chegada do verão, a presença das saias nas vitrines torna-se mais comum. E nessa temporada, tem modelos para agradar a todas: mini, mídi, longos, plissados ou sequinhos.

Porém, apesar de variedade de estilos, nem sempre todos se adequam perfeitamente ao seu biótipo. Por isso, avalie bem quais as características do seu corpo antes de ir às compras para não errar na escolha.

Afinal, as saias também podem ser aliadas para disfarçar imperfeições, criar curvas e modelar a silhueta. O importante é se conhecer bem e provar com calma para não se arrepender da compra.

Minissaia

Fonte: Reprodução/ Sofie V.

A minissaia, principalmente a versão de cintura baixa, é um clássico do guarda-roupa das brasileiras. No entanto, ao contrário do que muitas pensam, ela não combina com quadris largos, pois tende a aumentar ainda mais a aparência da região.

Porém, aquelas que tiverem com o corpo em ordem podem abusar do modelo. A dica é usar em ocasiões adequadas, com salto baixo e blusas mais fechadas, para um look elegante e equilibrado.

Saia mídi

Fonte: Reprodução/ Adriana Gastélum

Esse modelo é um dos queridinhos das últimas coleções e conquista cada vez mais adeptas. Seu comprimento fica na altura da canela e, para um caimento perfeito, é preciso alongar a silhueta. Assim, sempre marque a cintura com cintos ou usando a blusa por dentro da saia.

Outro truque é escolher acessórios adequados para o look, para não acabar com uma aparência antiquada em vez de moderna.

Saia longa

Fonte: Divulgação - Cantão e Coven

Ela está presente na maioria das vitrines e não ficará de fora do armário das apaixonadas por moda. A boa notícia é que todas podem usar a saia longa, desde que escolham o modelo certo.

Quem tem quadril largo deve preferir as de cores neutras, com estampas pequenas e fundo escuro. Para desviar a atenção da região, escolha uma blusa de cor clara e detalhes nos ombros, criando um visual equilibrado. O tecido da peça deve ser fluido, com modelagem sequinha e sem detalhes, para não criar um volume a mais na parte inferior.

Aquelas que têm quadril estreito devem seguir o caminho oposto. Nesse caso, as saias coloridas, com estampas grandes e fundo claro são as mais indicadas. O tecido pode ser volumoso e composto por detalhes de franzidos, babados e aplicações, para dar um volume a mais à região. A blusa, no entanto, deve ser escura e mais sequinha.

Para as baixinhas, a dica é preferir as versões de cintura alta, combinadas com sapato de salto alto totalmente coberto e cinto da mesma cor da saia, para não cortar a silhueta. Experimente usar uma blusa da mesma cartela de cores da peça para uma produção ainda mais alongada.

Saia de babados

As saias peplum de Jason Wu. Fonte: style.com

Esse modelo, que aos poucos vem ganhando mais espaço nas coleções, pode ser usado principalmente por aquelas com quadril estreito, pois dá um volume a mais para a região. Porém, aqueles modelos com babado apenas na barra devem ser usados principalmente por aquelas que têm a perna fina, já que elas tendem a ficar bem curtinhas.

Outra dica, nesse caso, é manter a postura ao sentar e se levantar, para não acabar mostrando demais. A blusa deve ser mais fechada, para um look elegante com pegada jovem e romântica.

Uma variação da saia de babados é a peplum, característica dos anos 1940 e que tem marcado presença em alguns desfiles. Ela tem babados apenas na região do quadril e cintura e é uma boa opção para criar curvas na silhueta.

Saia baloné

Saias baloné Krizia. Fonte: style.com

Esse modelo é mais fofo, com duas camadas de tecido e, por isso, tende a aumentar o volume na região dos quadris e da barriga. Assim, ele é indicado para aquelas que desejam ganhar curvas e disfarças ombros largos.

As mais altas devem preferir as versões mais compridas, ao contrário das baixinhas, que podem ficar com os modelos na metade da coxa. Quem tem quadril largo deve evitar esse estilo, assim como aquelas que estão um pouco acima do peso.

Saia evasê

Proenza Schouler e Alberta Ferreti. Fonte: Getty Images e style.com

Esse modelo começa ajustado à cintura e vai abrindo até a barra. É uma boa opção para quem tem quadris largos, pois ajuda a disfarçar o volume, principalmente nas versões mais escuras, sem pregas, com corte reto e mais comprido.

Aquelas com mais franzidos podem ajudar a aumentar quadris estreitos e, por isso, devem ser evitados para aquelas que têm o biótipo oposto.

As baixinhas também podem investir no estilo, combinando-o com salto alto. É possível usar o modelo, inclusive, em ocasiões formais.

Saia plissada

Fonte: Reprodução/ Kelley Ash

O estilo surgiu em coleções recentes e é ideal para as magrinhas que desejam criar curvas, já que aumenta o volume nos quadris. Quando feita em tecido nobre, torna-se uma alternativa para ser usada, inclusive, em festas.

Mesmo aquelas que possuem mais quadril podem usar o modelo, já que ele é mais solto, desde que escolham uma versão menos volumosa.

Saia lápis

Issa e Nina Ricci. Fonte: Getty Images e style.com

Esse modelo esteve presente principalmente nas coleções das últimas semanas de moda internacionais, que visavam o verão 2012. Assim, no futuro elas devem aparecem ainda mais nas vitrines, para felicidade daquelas que possuem quadris largos.

Isso porque ela tem corte reto e pode disfarçar volumes. As mulheres com corpo de ampulheta podem optar pelas versões de cintura alta, que vão equilibrar a silhueta.

As baixinhas precisam evitar o estilo, pois ele tem comprimento no joelho ou dois dedos abaixo dele, o que achata o visual. No entanto, em ocasiões profissionais, é uma boa pedida se combinada a salto alto.

Saia envelope

Fonte: Reprodução/ Laura Ellner

Esse tipo de saia se enrola ao corpo e é presa por um botão ou fitinha. Quanto maior a sua altura, mais comprida deve ser a saia envelope que você escolher, para que ela não fique desconfortável.

Saia tulipa

Christian Dior. Fonte: style.com

Esse modelo, também conhecido como saia ovo, tem cintura marcada e ganha volume até a barra, onde volta se estreitar, formando um estilo abaulado. Ele cria curva e pode ser usado por mulheres de quadris estreitos ou de corpo ampulheta, desde que os seios não sejam muito grandes.

Quem tem quadril e coxas largos deve evitar essa versão.

Com essas dicas, dá para aproveitar o verão sem passar calor.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: