
Ciência
14/10/2011 às 16:55•4 min de leitura
As listras coloridas na coleção primavera/verão 2011 da Prada. Fonte: Divulgação
As listras não são nenhuma novidade no mundo da moda. Bastante comuns no estilo navy, as versões de tamanhos regulares em tons de azul, vermelho, preto e branco já eram bastante usadas. Basta conferir as maiores tendências do street fashion para ver que as listras estão entre as mais usadas.
No entanto, para o verão 2012 as listras voltam à cena em versões repaginadas: largas, assimétricas e, principalmente, coloridas – azul, laranja, rosa, verde, vermelha e amarela: as cores mais queridinhas do próximo verão. Já era de se esperar que depois do color blocking surgir nas passarelas e fazer muito sucesso nas ruas, as listras entrariam na onda e seriam a melhor opção de estampa para ajudar a compor looks com blocos de cores.
As capas de grandes revistas como a Harper's Bazaar, a Elle e a Vogue aderiram às novas listras.
Fonte: Reprodução
As listras de cara nova vêm diretamente da passarela da Prada que, em 2011, apresentou nas passarelas de Milão uma coleção primavera/verão que mostrou a melhor mistura de cores e listras. A partir de então, grandes redes de fast fashion e editoriais de moda de revistas de renome ajudaram a trazer a tendência para as ruas.
Como usar as novas listras
A tendência foi facilmente incorporada pelas mulheres, pois as listras são uma estampa muito versátil e fácil de ser combinada para criar looks diferentes. Desde montagens elegantes até criações mais descontraídas, as listras se adaptam a qualquer estilo.
Mas assim como qualquer outra estampa, as listras podem contribuir ou atrapalhar a sua silhueta. Se você souber como combinar as peças e as listras com o seu tipo de corpo, você poderá usar o efeito visual das estampas a seu favor. Por isso, dê uma olhada no seu guarda-roupa, separe suas roupas e acessórios listrados, confira nossas dicas e saia por aí vestindo uma das apostas mais quentes para o próximo verão.
Listras horizontais
Fonte: asos.com
Peças com listras deitadas tendem a alargar as formas, diminuir a estatura e evidenciar a região do corpo em que são usadas.
Evite esses modelos se você estiver acima do peso. Aquelas que têm quadris largos ou seios grandes também devem usar com bom senso para que essas regiões não fiquem acentuadas. As baixinhas também podem ter a silhueta encurtada com esse tipo de listra.
Abuse das listras horizontais se você é magra e deseja criar uma impressão de volume em alguma área específica do corpo. Quem tem seios pequenos pode aproveitar blusas listradas com branco. Já aquelas que são muito altas e se sentem desconfortáveis podem aproveitar as listras para encurtar a silhueta, mas nesse caso elas devem ser bem largas.
Listras verticais
Fonte: asos.com
Camisas, vestidos e saias com listras verticais criam um efeito visual que alonga e emagrece o corpo.
Evite esse tipo de listra se você é muito alta. Mulheres de pernas longas também devem evitar as saias e calças com listras verticais, já aquelas que têm o tronco mais longo devem fugir das listras verticais em camisas e casacos.
Abuse das listras verticais fininhas se você deseja parecer mais magra e alta. Para as baixinhas, a dica é investir em um conjuntinho ou peça única, um macacão, por exemplo, que tenha listras finas de cima a baixo. Visualmente, a sensação será de uma silhueta bem mais longilínea e magra.
Listras diagonais
Fonte: asos.com
As peças que se apresentam listras diagonais causam um efeito de ilusão de ótica que confunde o olhar e disfarça a silhueta.
Evite essas listras em modelagens muito justas se você tiver seios grandes e quadris largos, pois a estampa pode acabar evidenciando essas regiões do seu corpo.
Abuse das blusas, camisas e vestidos com listras diagonais mais largas para marcar a cintura e alongar a silhueta.
Listras assimétricas
Fonte: asos.com
Assim como as listras diagonais, as listras assimétricas criam uma ilusão de ótica muito favorável para a silhueta.
Ao combinar listras horizontais largas e finas, a confusão visual impede o efeito que costuma alargar as formas. A variação da espessura das listras impede que uma única região do corpo fique em destaque.
Por isso é uma ótima saída para quem tem ombros, seios ou quadris largos e gosta da padronagem horizontal, mas deseja disfarçar a silhueta.
Listras em sentidos variados
Fonte: asos.com
Aproveite as peças que misturam vários tamanhos, espessuras e cores de listras para valorizar sua silhueta. Use as dicas acima e combine os sentidos das listras (horizontais, verticais e diagonais) e o corte das peças de forma que elas criem efeitos que modelem seu corpo da maneira mais harmônica.
Listras ousadas
Fonte: asos.com
As combinações mais ousadas devem ser usadas com cuidado para não comprometer a silhueta. É preciso estar atenta para o tamanho, sentido e cor das listras. A modelagem da peça também fará toda a diferença.
Para não marcar muito a silhueta, use as listras largas, mas prefira uma modelagem mais soltinha. Camisas ou saias com listras de cores bem fortes podem ser usadas com uma peça neutra preta ou branca, por exemplo, para equilibrar a produção.
Se você tem seios pequenos e está em dia com a barriguinha, escolha uma peça com a cintura marcada ou aproveite um acessório para fazer essa função e garanta uma silhueta harmônica com a impressão de seios mais fartos.
Fonte: Reprodução / Kristina B.Mais algumas dicas para aproveitar a nova tendência
Aproveite o verão
Você deve ter notado que a variedade de produções que podemos montar com a nova tendência é infinita. Várias combinações de listras em diferentes cores, sentidos e tamanhos já podem ser encontradas nas vitrines de grandes lojas. Se você quiser aderir às listras coloridas, basta procurar um pouquinho até encontrar as peças que mais lhe agradam.
Aproveite os lançamentos das coleções de primavera/verão e as peças que você já tem no guarda-roupa para montar o seu look com a alegria e o colorido das listras. Como as cores fortes são o grande charme da tendência, no começo você pode se sentir desconfortável ao combinar tantas peças coloridas em um único look. Mas acredite no espelho: ele será o seu melhor aliado na hora de saber o que funciona e o que não funciona no seu corpo, de acordo com cada ocasião.
Para ajudar nessa missão, separamos diversos looks inspiradores. Confira a galeria, que reúne produções sofisticadas e descontraídas, solte sua imaginação e aproveite ao máximo o próximo verão.