
Ciência
21/10/2011 às 15:41•4 min de leitura
O TodaEla já deu dicas de quais modelos de jeans, saias e até vestidos de festa se adéquam melhor a determinados biótipos. Mas nem todas as peças seguem esse manual. A boa notícia é que existem alguns estilos de roupas que são bastante democráticos, podendo ser usados pela maioria das mulheres.
Todas têm aquele vestido pretinho básico ou uma blusa mais larguinha que são sempre um coringa para os dias em que a criatividade não ajuda muito na hora de montar o look.
Se você não abre mão de ter modelos assim no seu guarda-roupa, confira as dicas de peças que tendem a servir em qualquer tipo de silhueta.
Cortes retos
Patachou e Rick Owens. Fonte: Divulgação e style.com
Vestidos e calças com corte reto não podem faltar no armário de nenhuma mulher. Eles são indicados para a maioria das pessoas porque escondem imperfeições, já que são mais soltinhos e não marcam as curvas e, assim, dão equilíbrio à silhueta.
Eles ainda são fáceis de combinar, podendo ser usados com vários tipos de acessórios e sapatos.
A calça de boca reta é uma boa opção, inclusive, para quem tem dificuldade para encontrar o jeans ideal. Ela funciona bem com todos os estilos de corpo, pois esconde volumes e equilibra o visual de quem não tem muito quadril.
Vestido envelope
Diane von Furstenberg foi a criadora do modelo. Fonte: style.com
Se você gostar de um vestido envelope que estiver exposto em alguma vitrine, não hesite em prová-lo. Esse é aquele modelo transpassado, preso por tiras de pano amarradas, e que dificilmente não se adequará ao seu biótipo, tendo em vista que ele permite ajustes na hora da amarração.
Assim, independente das transformações em sua silhueta, é possível deixá-lo mais apertado ou solto. No entanto, a versatilidade é mais frequente nas versões em que o laço fica na altura do quadril. Ainda assim, vale a pena experimentar aqueles em que a faixa fica na cintura.
Decote V
Rochas e Cacharel. Fonte: style.com
Independente do tamanho do seu busto, o decote V também será uma boa escolha para compor o seu guarda-roupa. Isso porque ele tende a alongar a silhueta, valorizando o colo na medida certa.
Peças levemente cinturadas
Dries van Noten e Walter Rodrigues. Fonte: style.com e Divulgação
Blusas, blazers e casacos estruturados ficam mais charmosos em qualquer tipo de corpo se tiverem a cintura levemente marcada. Assim, na hora das compras sempre prefira esses modelos, pois eles desenham o corpo e disfarçam volumes, já que tendem a ficar mais larguinhas na região do abdome e dos quadris.
Tons médios e escuros
Cantão, Patachou e Rochas. Fonte: Divulgação e style.com
Ter aquele “pretinho básico” no guarda-roupa é sempre uma boa ideia. Isso porque os tons mais fechados tendem a diminuir a aparência das curvas, camuflando pneuzinhos e escondendo imperfeições.
Mas não é preciso apostar apenas no preto para ter um visual sequinho. Uma das principais cores da cartela de verão, o azul Klein, também se adéqua perfeitamente à maioria dos biótipos, assim como variações de cinza e marrom.
Camisas sequinhas
Paul Smith. Fonte: style.com
Em alta nas próximas temporadas, as camisas sequinhas tendem a cair bem em todas. Elas não marcam as curvas e, por isso, não realçam imperfeições. No entanto, compre o tamanho correto, pois peças grandes demais geram desequilíbrio no look.
Outra vantagem do modelo é que, dependendo dos acessórios e do make, ele se adéqua tanto a situações do dia a dia quanto a eventos mais formais.
Saias longas
Fonte: Reprodução/Lua P.
Elas estão na maioria das vitrines e ninguém precisa ficar apenas admirando do lado de fora da loja. As saias longas caem bem em todos os biótipos, graças à grande variedade de tecidos e estilos que têm surgido.
Com referência no movimento hippie dos anos 1970, elas têm diferentes modelagens e deixam a silhueta alongada. Assim, não existe nenhuma contraindicação para essa peça democrática.
As baixinhas podem usá-las com salto alto e blusa da mesma cor, enquanto as mais altas irão valorizar as pernas. Quem estiver acima do peso deve investir em versões menos volumosas, combinações monocromáticas e blusas de gola V para uma silhueta mais enxuta.
Saias mídi
Fonte: Reprodução/Adriana G. e Kristina B.
Todas as fashionistas, independente do tipo de corpo, podem apostar na saia mídi para compor um look de acordo com as últimas tendências. O comprimento da peça fica na altura da canela e basta alongar a silhueta para um caimento perfeito.
A diversidade de modelos favorece todos os biótipos. Quem tem pernas longas pode abusar dos modelos justos e largos. Mas as baixinhas também podem ficar por dentro da onda, preferindo as versões mais justas, que não achatem a silhueta.
É possível usar combinações com blusas justas ou mais larguinhas, para disfarçar gordurinhas, mas o ideal é que a cintura esteja sempre em evidência, para um visual alongado.
Saias evasê
Nina Ricci e Proenza Schouler. Fonte: style.com e Getty Images
Como o modelo começa marcando a cintura e vai ficando mais soltinho, ele cria novos contornos para a silhueta, resultando em um look equilibrado.
No caso de quem deseja esconder o volume do quadril, vale optar pelos modelos mais escuros e sem muito volume, combinando a peça com acessórios que desviem a atenção da região. Porém, aquelas que precisam aumentar a aparência do quadril podem investir em versões claras, estampas e cheias de detalhes.
Para as baixinhas, o ideal é preferir as saias evasê que ficam acima do joelho, misturando-as a um sapato nude, que alonga a silhueta.
Nova alfaiataria
Paul & Joe e Cacharel. Fonte: style.com
A nova alfaiataria apresentada na Semana de Moda de Paris nas coleções de verão 2012 também tende a combinar com a maioria os biótipos. Como é mais ampla, sequinha e confortável, ela se ajusta a todos os estilos de corpo, além de dar um toque de estilo ao visual.
Os paletós desconstruídos escondem imperfeições e estarão em alta. Vale apenas prestar atenção às cores: quem quer parecer mais magra deve investir em tons escuros.
Sapatos de salto
Basso and Brooke e Burberry. Fonte: style.com
O salto alto não pode faltar em seu guarda-roupa. Ele favorece todos os tipos de visual, alonga a silhueta e deixa a mulher mais elegante e confiante.
Graças à diversidade de cores e modelos, eles podem ser combinados com a maior parte dos looks. Vale evitar os máxi saltos apenas ao usar minissaias.
Estampas com fundo escuro
Totem e Miu Miu. Fonte: Divulgação e style.com
Nesse verão, a mistura de estampas está em alta. E todas as mulheres podem se render aos poás, geometrias e desenhos tropicais, já que as versões com fundo escuro dificilmente não se adéquam a alguém.
Figuras menores ainda deixam o look mais delicado e favorecem todos os biótipos, criando um visual equilibrado.
E mesmo que as peças democráticas de adaptem a todos os estilos de silhueta, não tenha preguiça. Na hora das compras, prove cada modelo com atenção, conferindo o conforto e só adquira se tiver certeza que gostou. Assim, não tem como dar errado.