O brilho que vem dos canutilhos

O brilho que vem dos canutilhos

Equipe MegaCurioso

Os canutilhos na coleção da Gucci. Fonte: style.com

Se nas temporadas passadas os brilhos para os looks vinham dos bordados trabalhados em paetês, agora é hora de deixá-los no armário. Nas semanas de moda nacionais e internacionais, foi possível perceber a invasão dos canutilhos e miçangas, que vieram para substituir, pelo menos por um tempo, o concorrente brilhante das coleções anteriores.

Os pequenos e delicados tubos feitos de vidro e plástico foram vistos nos desfiles de verão 2012 da Gucci e Pedro Lourenço, além de versões brasileiras na Tufi Duek, 2nd Floor e Alessa.

A boa notícia é que os bordados podem ser usados tanto no dia a dia quanto em ocasiões formais, basta saber escolher o tecido e o estilo da peça. Vestidos de seda ou musseline carregados do material devem ser reservados para eventos noturnos, por exemplo.

Já para o cotidiano, prefira modelos que tenham apenas detalhes bordados, como camisetas e calças casuais. Nesse contexto, o brilho pode ficar ainda reservado somente aos acessórios. Por isso, invista em bolsas e colares que usem o canutilho e as miçangas e possam ser combinadas a roupas de algodão e jeans.

Dicas de cuidados

Canutilhos na saia de Pedro Lourenço. Fonte: Imax Tree

É importante lembrar que um modelo com bordados exige cuidados especiais em relação às peças comuns. Você deve guardá-lo com cuidado, do avesso e, se possível, com o auxílio de uma capa de tecido.

Na hora de lavar, o uso da máquina está proibido, assim como pendurar no varal ou tentar tirar o excesso de água torcendo a peça com as mãos. Prefira deixar a tarefa com lavanderias especializadas em limpar tecidos delicados e roupas de festa. Assim, com certeza os detalhes irão durar intactos por mais tempo.

Faça você mesmo

Os bordados da 2nd Floor. Fonte: Agência Fotosite

O bordado com canutilhos não é restrito apenas a grandes grifes. É possível, inclusive, desenvolver seus próprios bordados com miçangas em casa, com a ajuda de revistas especializadas.

Para obter o efeito de escama em decotes e alças, basta aplicá-los em diagonal à peça. Porém, para fazer franjas, opte por usar fios mais grossos para a base, como os de náilon.

E vale a pena ter uma peça assim no guarda-roupa. Independente do seu estilo, o brilho transforma o visual e não deixa que você passe despercebida. Descubra quais os modelos que combinam mais com você e invista nessa tendência.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.