10 tendências que já enjoaram em 2011

15/12/2011 às 09:543 min de leitura

Todos os anos novas tendências surgem e se tornam verdadeiros pontos de fuga para quem estava sem ideia do que vestir. O problema é que essa falta de criatividade acaba desgastando tendências que poderiam ser muito bem aproveitadas se fossem usadas com parcimônia e um pouquinho mais de cuidado.

Muitas delas têm uma relação estreita com as cores e padrões usados na composição do look. Você mesma já deve ter reparado que alguns deles já estão esgotados – basta prestar atenção nos bares, baladas e restaurantes. A verdade é que as tendências são tantas que você pode até tentar variar, mas dificilmente consegue fugir de todas elas.

Veja agora algumas das tendências que já se esgotaram em 2011.

Color blocking

A ideia pareceu muito boa no início. Escolher cores fortes para criar um look divertido e alegre parecia interessante. Porém, parece que a ideia acabou ficando popular demais. De repente, o color blocking virou uma boa desculpa para quem queria usar peças desconexas ou então tentar combinar cores que pouco tem a ver entre si.

A verdadeira intenção do color blocking era fazer com que as cores de uma paleta diferente, porém complementares fossem usadas com mais frequência. Só que a aparente “bagunça” acabou abrindo espaço para verdadeiros atentados ao bom senso. Portanto, se você pretende apostar nessa tendência por mais que ela esteja “batida”, procure não exagerar.

Color blocking e animal print. Duas tendências arriscadas. Fonte: lookbook.nu/ilda

Animal print

Pequenos detalhes em estampa de onça, zebra ou até mesmo a supertendência da píton foram muito bem explorados em 2011. O problema é que essa ideia ultrapassou o limite dos pequenos itens e chegou aos vestidos, sapatos, casacos e calças. Mais uma vez o exagero apareceu e aquela tendência que poderia ser usada “para o bem” acabou se tornando um pesadelo.

Maxi saias

Perfeitas tanto para o inverno quanto o verão, as maxi saias tiveram espaço durante o ano inteiro. Algumas foram mais “enxutas”, outras mais folgadas. A variedade de modelos, estampas, texturas e cores foi enorme. Ainda assim, muita gente usou e abusou das saias grandes. Essa peça se tornou um verdadeiro coringa no armário e foi amplamente usada com cintos finos, largos e casaquetos variados.

Maxi saia. Fonte: lookbook.nu/user/200433-Aurelia-K

Bota sobre a legging

Pode ser montaria, salto fino ou até mesmo a temível plataforma. Sem dúvida, 2011 foi o ano da bota para fora da calça. A tendência começou a se desenhar em 2009 e caminhou por dois anos até cair no gosto do povo neste ano. Por ser mais justa e não ficar “acumulada” dentro da bota, a legging foi eleita a melhor peça para isso. Apesar de ser realmente mais prático, esta é outra tendência que enjoou.

Bota sobre legging. Fonte: lookbook.nu/rebeccamonique

Short com bolso de fora

O plano inicial era fazer com que o short parecesse que foi cortado de uma calça jeans e, por isso, uma parte do bolso apareceria para fora da peça. Entretanto, várias marcas decidiram que o bolso seria intencional e estampado. Alguns deles podem chegar a ficar totalmente para fora do short. Eis aqui uma tendência que já ficou batidíssima em 2011.

O modelo cut off ainda tem fôlego para 2012. Fonte: lookbook.nu/snakesnest

Meia-calça decorada

Chegamos a um ponto bastante delicado nas tendências de 2011. A meia-calça decorada pode ter sido uma verdadeira febre para mulheres de todas as idades. Ainda assim, muita gente acabou se empolgando demais e deixando o bom senso de lado, principalmente na hora de coordenar a textura da meia-calça com uma possível estampa da roupa.

A meia pode achatar a silhueta e sobrecarregar o look. Fonte: lookbook.nu/themarnellage

A variedade de modelos de meias decoradas é enorme. Existem aquelas que imitam padrões de renda, outras com corações, bolinhas, xadrez e absolutamente quase todos os tipos de desenho. A única recomendação que se faz é procurar aquela que pode ser usada com mais roupas sem “brigar” com o restante do look. Esta é uma tendência que tem potencial para continuar em 2012.

Calças vermelhas

As red pants foram, no início do ano, uma espécie de ícone fashionista. Entretanto, com a popularização da tendência, muita gente abraçou a ideia e popularizou as calças coloridas no dia a dia. Elas começaram a aparecer ainda em 2010, mas foi só em 2011 que as calças vermelhas despontaram em uma infinidade de ocasiões e lugares.

As calças vermelhas deram muito o que falar. Fonte: lookbook.nu/user/156869-Anni

Xadrez

Até 2011 a camisa xadrez era um item exclusivo de tribos específicas como os grunges, fãs de música country e os famosos lenhadores canadenses. Neste ano a peça se tornou tão popular e ganhou tantas versões diferentes que de repente todo mundo tinha ao menos uma roupa ou acessório xadrez no guarda-roupa.

As camisas xadrez são incrivelmente versáteis. Fonte: lookbook.nu/nexttrend

Vestido bandage

Há de se admitir que o vestido bandage não é para todas. Justíssimo, ele realça curvas e pode acabar revelando algumas gordurinhas indesejadas. Mas, se você está super em forma como a americana Jennifer Love-Hewitt, tudo bem. O único problema é seguir o exemplo dela e aparecer seis vezes com o mesmo modelo de vestido em situações diferentes.

Jennifer Love-Hewitt e seus bandages. Fonte: Getty Images

Ankle boots

Ok, elas são versáteis e podem transformar um look comum em algo mais sensual e ousado. Ainda assim, as ankle boots já estão bastante saturadas – pelo menos em 2011. Algumas delas se parecem com sandálias abotinadas, outras são realmente botas na altura do tornozelo, como o próprio nome sugere. Porém isso não faz delas menos “batidas” neste ano.

Kirsten Dunst apostou em uma ankle boot em 2011. Fonte: Getty Images

E para você, qual tendência de 2011 já enjoou?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: