Vicunha anuncia as maxitendências para o verão 2013

24/01/2012 às 15:233 min de leitura

Fonte: Divulgação

A Vicunha é uma das maiores empresas do ramo têxtil no país. E enquanto os estilistas exibem suas coleções para o inverno 2012 em grandes eventos – como o Fashion Rio e o SPFW –, as produtoras do mercado têxtil já apontam as tendências que farão sucesso no verão 2013.

Para divulgar suas apostas para a próxima temporada de calor, a Vicunha abriu as portas de seu showroom em São Paulo. A empresa possui uma grande estrutura especialmente para receber os visitantes, mostrar os lançamentos e divulgar o preview das tendências em jeanswear.

Segundo a Vicunha, o verão 2013 promete vir repleto de influências do sportswear e do minimalismo, além de trazer referências culturais de grandes centros urbanos. Para ilustrar essas influências, a empresa definiu quatro macrotendências que traduzem as inspirações e englobam diferentes estilos.

Entre rebeldes, despojados, apaixonados e modernos, o verão 2013 promete ser democrático e atender aos mais diferentes estilos, entretanto, sem abrir mão do conforto e da versatilidade. Confira as macrotendências e saiba mais sobre o que você terá no guarda-roupa no próximo verão.


Macrotendência "Going to California".
Fonte: DivulgaçãoGoing to California

Verão lembra praia, e o mar não poderia ficar de fora das novas tendências da estação. Por esse motivo, a macrotendência Going to California remete ao estado mais praiano dos Estados Unidos para revisitar o surfwear e trazer o que ele tem de melhor para o jeanswear do verão 2013. O surf e o skate – esportes muito populares nas décadas de 1950, 1960 e 1970 – remetem a formas leves e descontraídas, além de trazer texturas destruídas, cores vibrantes e estampas tropicais.

De acordo com essa tendência, a releitura de shapes tradicionais estará em alta na próxima temporada – saias godê, jaquetas de baseball, camisas de manga curta, jardineiras e macacões são as principais apostas. E para aproveitar a modelagem vintage sem cair na mesmice, a customização entra em cena: aplicações de patches ou tingimentos do tipo dip dye personalizam e valorizam ainda mais as peças.

Esse clima de verão pode ser conferido no visual da banda The Beach Boys. Nas passarelas internacionais, Dolce & Gabbana, Moschino e Jeremy Scott já exibiram peças que dão vida à tendência.

Too Funky

Diretamente das ruas, a macrotendência Too Funk revela um pouco mais do universo do hip hop, que tem conquistado cada vez mais espaço nos últimos anos e, por esse motivo, promete servir de inspiração também para o jeanswear do verão 2013. Sendo assim, os shapes inspirados nos dançarinos de break resultam em peças mais soltas e volumosas. Os destaques da tendência ficam por conta das calças baggy, bermudas cargo e macaquinhos. A calça skinny – de modelagem seca e justa – também representa a tendência, mas em versões coloridas.

A macrotendência "Too Funky" nas grifes Blumarine, D&G e Unique.
Fonte: style.com e Getty Images

A cartela de cores parte das diversas ilustrações em muros e prédios: são os grafites que revelam cores fortes e vibrantes como o azul-royal, o laranja e o roxo intenso, deixando as produções ainda mais ousadas. Os tons metalizados surgem para valorizar as peças, além de propor muito brilho e a mistura de materiais inusitados. Animal print e estampas étnicas completam a tendência.

Basta conferir o figurino das cantoras Rihanna e Nicki Minaj para reconhecer a macrotendência. Mais influências do movimento podem ser vistas em grifes como a Unique, Blumarine e D&G.

Fitter Happier

Um novo olhar para o sportswear resulta na macrotendência Fitter Happier. Ao visitar as influências do minimalismo, a tendência recupera linhas bem definidas e modernas presentes na arquitetura dos anos 90. O resultado são peças bem estruturadas e com shapes mais sequinhos e ajustados ao corpo, mas sem perder o toque esportivo. As grandes apostas para estar em dia com a tendência são coletes cut-off, saias-lápis e bermudas ciclista.

A macrotendência "Fitter Happier" nas grifes Phillip Lim e Marios Schwab.
Fonte: Getty Images

As estampas tradicionais, como o xadrez e o listrado, aparecem em versões mais discretas. As lavagens surgem de maneira mais clean, prezando por efeitos elegantes, como o resinado ou o raw. As cores seguem a inspiração do minimalismo e iluminam as peças com tons claros, como branco, azul, lilás e cinza.

É possível reconhecer o Fitter Happier em grifes como a Chloé, Calvin Klein e Phillip Lim.

Lovefool

A macrotendência Lovefool revisita o romantismo, porém associado a um elemento de rebeldia. A inspiração vem lá dos anos 70 e 90, quando o toque romântico se encontrava misturado ao folk e ao grunge. Por esse motivo, vale apostar em shapes e lavagens que remetam ao vintage, como o dip dye, o tie dye e o estonado. Voltando aos famosos festivais de músicas ao ar livre, a tendência também comporta uma atitude hippie e um estilo traveler com produções confortáveis, marcadas pela versatilidade e sobreposição.

A macrotendência "Lovefool" nas grifes Dsquared², Isabel Marant e House of Holland.
Fonte: style.com

Entre as estampas, florais, petit pois, listras e xadrezes também dão o tom do jeanswear da temporada. As cores que dominam a tendência se baseiam na paleta das candy colors – tons delicados de pastel que remetem ao universo infantil. As peças-chave para o próximo verão são saias longas, coletes, parkas e camisas jeans oversized.

A atitude Lovefool transparece em personalidades como o casal Courtney Love e Kurt Cobain. As grifes que já apontam para a tendência são Isabel Marant, Dsquared², House of Holland e J.Crew.

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