
Ciência
13/02/2012 às 16:49•3 min de leitura
Camisas, blusas, saias e vestidos transparentes estão em alta. Fonte: asos.com
As passarelas do mundo todo mostraram que as transparências chegaram para ficar. Seja nas temporadas de moda de inverno ou verão, muitas grifes exibiram peças que aproveitavam a tendência, resultando em criações mais femininas e sensuais.
A transparência consiste em uma peça inteira ou apenas em detalhes que deixam aparecer a pele de maneira delicada e pouco evidente. Por esse motivo, as transparências servem para valorizar aquilo que temos de melhor, mas também pedem cuidados para evitar deslizes. É preciso saber combinar as peças e, acima de tudo, não exagerar nas transparências. Deixar muitas partes do corpo aparecendo pode criar um aspecto vulgar em vez de elegante.
Se você tiver receio de entrar com tudo na tendência, prefira peças que tenham apenas alguns detalhes transparentes, como barras, mangas ou costas. Para não errar, comece apostando em camisas, saias e vestidos em cores como branco, preto ou nude que, além de estarem sempre em alta, são básicas e funcionam em diversas ocasiões.
Escolhendo suas peças
As transparências se constroem a partir de tecidos delicados e esvoaçantes, por isso dão um ar de leveza às produções. Em geral, camisas, saias e vestidos são confeccionados em tule, organza, chiffon, crepe, filó, mouselline, renda ou tramas de crochê e tricô – tecidos delicados que pedem cuidados especiais na hora de lavar e guardar.
Fonte: asos.com
Também é preciso ter cuidado na hora de escolher o que vestir, pois esses tecidos permitem inúmeras possibilidades e cada um deles traz um tipo de transparência diferente. As peças mais soltas, fluidas e confeccionadas em tramas mais fechadas são ideais para o dia a dia, pois combinam mais com situações descontraídas e compromissos diários. Já as peças mais justas, mais curtas e feitas em tecidos que mostram mais o corpo devem ser reservadas para a noite, que permite produções mais ousadas.
Confira quais são as combinações mais usadas com cada tipo de peça e saiba como fazer as melhores escolhas para você.
Blusas e camisas transparentes
Fonte: asos.com
Mais uma vez, as peças permitem que você escolha se deseja aderir à tendência de maneira discreta ou aproveitar as transparências com tudo. Caso você opte por peças com transparências nas mangas, costas, colo ou barras, não é preciso se preocupar com sutiãs ou tops, pois tudo indica que essas peças complementares não vão aparecer.
Mas se a transparência estiver no corpo da peça você pode usar uma camisete, regatinha ou alguma blusinha básica para esconder um pouco do corpo. Outra boa opção para disfarçar a transparência é usar uma segunda pele ou qualquer blusa fina e bem justinha.
Quem quiser ousar, pode investir em uma lingerie básica da mesma cor da blusa ou camisa. A sobreposição das peças transparentes com lingeries mais escuras ou estampadas também cria efeitos bastante interessantes, mas exigem atenção e muita consulta ao espelho antes de desfilar nas ruas, já que a chance de errar é maior.
Como a noite permite produções mais incrementadas, lingeries rendadas funcionam muito bem com blusas e camisas transparentes. Você ainda pode apostar em lingeries bordadas com lantejoulas, paetês ou cristais, que ficam muito elegantes quando são sobrepostas com peças confeccionadas em tecidos transparentes e lisos. Camisetes e tops metalizados também resultam em looks lindos para serem usados à noite.
Na hora de fazer suas combinações, lembre-se que a peça que ficará por baixo – seja um top, regata ou sutiã – não pode ser selecionada ao acaso. Ela faz parte da produção e deve ser escolhida com cuidado, pois vai aparecer e ajudar a compor o seu look. Pense na ocasião e faça as escolhas certas antes de sair de casa.
Saias e vestidos transparentes
Fonte: asos.com
As saias transparentes destacam especialmente os quadris enquanto os vestidos chamam atenção para as pernas, então aposte nessas modelagens se deseja valorizar essas áreas do seu corpo. Em ambas as peças, o segredo da transparência é usar um forro mais curto por baixo, regulando quanto das pernas você deseja mostrar.
Em peças curtas, o forro costuma fazer parte da roupa e deixar apenas uma pequena porção da barra em transparência. Porém, é possível que vestidos e saias longos sejam totalmente transparentes, pedindo assim que você use uma outra saia mais justa para cobrir parte das pernas.
Como as saias valorizam as pernas, invista em uma blusa básica e comportada para ser usada na parte de cima, assim você cria um look equilibrado, sem exageros. Se quiser acentuar a cintura e deixar sua produção ainda mais chique, aposte em um cinto, que é um acessório ótimo para dar um up no visual.
Nos pés, você pode abusar dos saltos altos – eles alongam a silhueta e deixam o visual ainda mais sofisticado e elegante. Sandálias, espadrilles, oxfords e mocassim de salto alto são ótimas opções que podem ser adaptadas tanto para o dia a dia quanto para a noite.
Onde usar transparências
Fonte: asos.comÉ preciso ter em mente que as transparências deixam qualquer look mais provocante, é só uma questão de dosar a sensualidade na hora de se vestir. Por esse motivo, nem sempre a nova tendência combina com ambientes formais ou de trabalho, então tenha bom senso quando optar por uma peça transparente para uma reunião ou entrevista, por exemplo.
Como vimos em diversas passarelas, as modelagens leves e esvoaçantes combinam muito bem com um dia de verão, podendo sair do guarda-roupa em qualquer ocasião, e não apenas durante a noite como muitas pensam.
Aproveite camisas, saias e vestidos para criar looks confortáveis para ir a festas, à praia ou para passeios durante o dia. Apenas lembre-se de que o brilho do sol pode revelar mais do que o desejado, então é preferível usar peças transparentes em sobreposição com camisetes e saias para evitar deslizes. Para eventos à noite, como festas ou baladas, a transparência chega em modelos mais curtos e justos. Aqui também é possível brincar com aplicações e bordados para dar mais brilho e glamour à sua produção, sempre sem exageros.
A nova tendência das transparências se revela muito democrática, já que pode ser usada por mulheres de qualquer idade e com qualquer biotipo. O que vale é escolher uma parte do corpo para valorizar com as transparências e, acima de tudo, se sentir bonita e confortável.