
Ciência
11/04/2012 às 10:56•4 min de leitura
As saias-lápis nos desfiles de L'Wren, Elie Saab, Yves Saint Laurente e Lanvin.
Fonte: Getty Images
Mais uma vez, o mundo fashion resgata uma de suas peças mais clássicas, propõe versões com um toque urbano e contemporâneo e faz com que elas voltem a ser uma das grandes tendências de moda. Depois dos conjuntinhos – que voltaram à cena fashion com toda a força – é a vez das saias-lápis retomarem seu lugar no guarda-roupa feminino.
O modelo ajustado, que surgiu nos anos 1950 e rapidamente se tornou símbolo de poder e feminilidade, volta a fazer sucesso nas passarelas e tapetes vermelhos de todo o mundo. As saias-lápis começaram a reaparecer de maneira discreta em algumas coleções de verão 2012, mas foram as passarelas do inverno 2012 que solidificaram a tendência e mostraram que a peça chegou para ficar.
Sendo assim, você já pode começar a escolher suas saias-lápis para quando as temperaturas despencarem. E para garantir que você estará em dia com as últimas tendências, o TodaEla conversou com a consultora de imagem e produtora de moda Carolina Tonsig, formada em Design de Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná, que nos deu muitas dicas de como usar e abusar das saias-lápis.
Um símbolo de elegância
As últimas versões da saias-lápis ganham uma cara nova sem perder a elegância. Mesmo sendo adaptadas para servir tanto no inverno quanto no verão, as peças continuam discretas e sensuais. O modelo ainda traz formas justas, porém os tecidos usados na confecção contam com texturas, estampas, recortes e aplicações que valorizam a saia.
Mesmo sendo uma peça clássica do guarda-roupa feminino, muitas mulheres deixam de usar a saia-lápis por imaginarem um modelo conservador, que remete muito facilmente aos trajes formais tipicamente usados por secretárias ou advogadas, por exemplo. Mas é importante saber que essa não é uma característica da saia, e sim das combinações que são feitas a partir dela.
Diferentes versões e comprimentos de saias-lápis usadas por Andrea Riseborough, Christina Ricci,
Evan Rachel Wood e Emily Blunt. Fonte: Getty Images
Para fugir do look de escritório e quebrar a formalidade, basta ter um pouco de cautela ao coordenar a peça com camisas sociais, principalmente as brancas. Então vasculhe o seu guarda-roupa e aproveite as camisas e blusas mais soltinhas para contrapor com a modelagem justa da saia. Aposte em peças com decotes na medida, confeccionadas em tecidos transparentes ou com diferentes estampas. Solte sua criatividade, prove as diversas opções e escolha a que combina melhor com o seu estilo.
Para um visual ainda mais descontraído, camisetas lisas ou estampadas, peças com brilho ou até mesmo aquelas blusinhas básicas “podrinhas” podem ajudar a construir um look jovem sem ser careta. Complete a produção com blazers, boleros, jaquetas de couro, casaquinhos e suéteres. Alguns acessórios, como um cinto fininho marcando a cintura, por exemplo, podem ajudar a fechar o visual com estilo e sofisticação.
Nos pés, saltos altos são a melhor opção, pois ajudam a alongar a silhueta. Sandálias abertas e peep toes podem ser usados no verão, enquanto stilletos e pumps combinam com as produções de inverno. Para os dias mais frios, meias-calças coloridas ou estampadas ajudam a esquentar e deixam a produção mais refinada.
Conforto acima de tudo
É fundamental que você use a moda para o seu conforto. De nada adianta estar de acordo com as últimas tendências se você não se sente bem usando determinadas peças. As saias-lápis têm como característica principal a modelagem ajustada ao corpo. Então, se você não se sente bem com roupas justas ou que marquem a silhueta, pense duas vezes antes de investir.
O segredo para ter uma saia-lápis confortável são as fendas. Elas podem aparecer profundas na parte de trás da peça ou pequenas nas laterais, mas são elas que vão garantir a movimentação ideal das pernas. Se a peça não tiver fendas, escolha tecidos elásticos, preferencialmente com stretch na composição, para que você possa caminhar tranquilamente.
Saias-lápis de couro ou com detalhes combinadas com camisas soltinhas, transparentes ou com brilho usadas por Angelina Jolie, Katy Perry, Corinne Bailey Rae e Alicia Keys. Fonte: Getty Images
Quando for provar uma saia-lápis, preste atenção nesses detalhes. Vista a peça e simule diversas situações do seu dia a dia. Caminhe, sente-se, cruze as pernas e veja como a peça se comporta no seu corpo. Muitas vezes a saia está ótima quando estamos em pé, mas ao sentarmos ou caminharmos o tecido sobe demasiadamente ou a fenda se mostra profunda demais e pode acabar parecendo vulgar.
A lingerie que acompanha a saia-lápis também deve ser escolhida com cuidado. Prefira calcinhas lisas e sem costuras. Modelos muito apertados ou confeccionados em tecidos texturizados, como a renda, fatalmente ficarão aparentes e poderão causar incômodos. Outra alternativa é usar uma cinta modeladora que ajuda a dar firmeza ao corpo, não marca e faz com que a saia tenha um caimento melhor.
Use a saia-lápis a seu favor
A saia-lápis é uma peça que marca o corpo, ajuda a delinear as curvas e pode, inclusive, alongar as pernas. No entanto, a consultora de imagem Carolina Tonsig lembra que não é uma peça tão fácil de ser usada. Isso não significa que o modelo seja restrito às magérrimas, mas, segundo ela, deve ser usado com cautela por aquelas que estiverem um pouco acima do peso. Então, confira algumas dicas infalíveis de Carolina Tonsig para aderir à tendência e usar a saia-lápis para valorizar o que você tem de melhor.
Opções com detalhes de botões, tecidos estampados e cintura alta usadas por Kate Middleton,
Ivanka Trump, Miranda Kerr e Emmy Rossum. Fonte: Getty Images