Entre na onda das Chelsea boots

09/05/2012 às 12:513 min de leitura

undefinedFonte: Reprodução/Allegra, Amy e Chiara

Aquelas que já estão cansadas das botas de cano alto para compor os looks de inverno podem recorrer a uma opção com mais estilo para deixar os pés quentinhos. As Chelsea boots, aquelas botas com salto quadrado bem baixo, cano curto, bico fino e elástico nas laterais estão de volta às vitrines para incrementar os armários femininos.

Assim como os oxfords e loafers, as botas de couro e elástico saíram dos guarda-roupas masculinos para dar um ar boyish às produções femininas. A diferença, no entanto, está no fato de as chelsea boots terem surgido na moda há muitos anos. Sua criação aconteceu na Era vitoriana, entre os anos 1837 e 1981, para realização de trabalhos pesados e montaria.

Desde então, a botinha nunca mais saiu dos pés dos europeus. Mas foi apenas nos anos 60 que ela ganhou destaque no cenário fashion. Os Beatles ajudaram a popularizar o modelo, que era constantemente usado por eles, assim como os jovens mods (modernists), que a usavam como um diferencial no visual.

Para a temporada de inverno deste ano, as Chelsea boots estão de volta às vitrines e, assim como os loafers, ganharam versões inusitadas para criar looks de todos os tipos. Há modelos com apliques de tachinhas, estampa de oncinha, revestimento metalizado ou ainda coberto de brilho.

undefinedFonte: Reprodução/ Remi, Lene Sofie e Kasia

A principal vantagem da bota está em seu conforto, o que a torna uma ótima opção para os looks do dia a dia. Além disso, ela também combina com a maioria das peças do armário, desde meia-calça e vestido a calças cropped e camiseta “podrinha”. Algumas celebridades até já aderiram ao modelo, como Kate Moss, Alisson Mosshart e a fashionista Alexa Chung.

Confira as dicas para acertar o look e entrar na onda das Chelsea boots.

Como usar as botas

Como são bastante democráticas, as Chelsea Boots combinam com a maioria das peças do guarda-roupa. A consultora de imagem Cintia Demori, que é membro da Association of Image Consultants International, explica que elas combinam principalmente com jeans, mas também caem bem com vestidos curtos e longos.

undefinedFonte: Reprodução/Ella C., Maddy e YinYin

Assim, o modelo pode ser usado com calça de corte reto ou skinny. Nesse último exemplo, ela sugere dobrar a barra para deixar todo o sapato à mostra. “Também fica bacana usá-la com vestidos fluidos de verão”. Com eles, o look tende a ficar com um ar romântico, que também pode ser conquistado combinando as botas de couro e elástico com sobreposições, blusas de transparência ou renda.

Para o inverno, não é preciso abrir mãos dos vestidos para usar a Chelsea boots. Você pode complementar a produção com jaqueta, blazer e casaco de lã. Há ainda a possibilidade de combiná-las com meia-calça fio 80 ou legging. “Se quiser ousar, quando usá-la com vestido ou saias, você pode deixar um pouco da meia aparecendo. Aqui, é possível abusar das cores da meia, apostando no contraste entre a cor da roupa, da meia e da bota, ou apostar no tom sobre tom”, explica a consultora.

Para um visual mais sofisticado, Cintia aconselha compor o look com calça skinny ou de alfaiataria, blazer ou colete e acessórios diferenciados, como os colares de comprimento médio ou longo, misturando várias peças para deixar a aparência bem jovem.

As baixinhas não precisam ter medo de entrar na onda das Chelsea boots. Para que o modelo não achate a aparência, a dica da consultora é que o sapato seja da cor o mais semelhante possível da cor da calça ou meia, evitando o contraste que achata a silhueta.

undefinedFonte: Reprodução/Ella, Kathy e Stephanie

A única ressalva de Cintia é em relação aos modelos mais estilizados das Chelsea boots que surgiram recentemente, como os de animal print e brilho. “Eles combinam do mesmo jeito que os outros modelos, só tem que tomar mais cuidado com a ocasião em que você for usar para não ficar exagerado”, explica. Assim, as botas mais diferenciadas devem ficar restritas para ocasiões noturnas ou fins de semana.

Para as mulheres mais velhas, a consultora indica uma fórmula básica de look que cairá bem em todas: o melhor é usar as Chelsea boots com calça, jeans ou alfaiataria, deixando os vestidos de lado.

Assim, com essas dicas e um pouco de criatividade, ficará fácil investir na tendência.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: