Dia Mundial do Rock: comemore com estilo

13/07/2012 às 11:314 min de leitura

Fonte: Shutterstock

Hoje é celebrada uma das datas mais importantes para o mundo da música: o Dia Mundial do Rock. Enquanto, no ano passado, fizemos uma retrospectiva dos maiores ícones do gênero e sua influência na música e na moda, neste ano o objetivo é incorporar o estilo rocker ao nosso cotidiano. Afinal, o rock’n’roll é um gênero musical vastamente difundido e que nos trouxe tantas referências que merece ser celebrado todos os dias.

Desde a jaqueta de couro até as aplicações de tachas, confira dicas de como deixar o seu guarda-roupa com um toque desse estilo que perpassa gerações e nunca sai de moda. Para nos ajudar nessa tarefa, contaremos com as dicas de Juliana Peixoto, estilista da grife Yellow, que explica quais são os principais elementos da tendência e nos mostra como incorporar o estilo em diferentes produções.

O estilo rocker

Taylor Momsen apareceu com muitos acessórios, bota de couro e uma pegada rocker na campanha da grife Material Girl. Fonte: DivulgaçãoO rock’n’roll e a moda sempre andaram juntos. Por isso, assim como reconhecemos o estilo musical com facilidade, também é bastante simples identificar uma produção no melhor estilo rocker. É por isso que, quando pensamos nessa tendência, os primeiros elementos que costumam vir à mente são a jaqueta de couro, o jeans rasgado e o bom e velho coturno.

No entanto, assim como o gênero musical passou por diversas mudanças, a moda acompanhou as transformações que ocorreram em cada época e trouxe novos elementos – ou novas maneiras de usá-los – nas composições.

Depois da jaqueta e do coturno, surgiram os tênis, as leggings, as camisetas, as botas e muitas outras peças e acessórios que se adequaram ao estilo. Ainda quanto às cores, o preto que reinava absoluto passou a dividir seu espaço com o xadrez, os efeitos metalizados e com diversas estampas, como caveiras e animal prints.

Com essa variedade de peças e cores, fica bastante simples incorporar o estilo ao seu guarda-roupa e desfilar produções com uma pegada rocker no dia a dia. Confira!

Aderindo à tendência

Embora o preto apareça junto com outras cores e estampas, ele ainda é um dos maiores símbolos do estilo rocker. A sugestão da estilista Juliana Peixoto para variar o guarda-roupa e não deixar as peças caírem na mesmice é investir em diferentes texturas. No caso das camisetas, aposte em peças que tenham aplicações de paetês ou tachas. Para às calças, existe uma grande variedade de leggings com efeitos interessantes – couro metalizado, textura de píton e muitos outros podem incrementar sua produção.

Como a tendência trabalha com peças mais pesadas e de cores escuras, costuma ser mais usada no inverno. Afinal, vestir uma jaqueta de couro e botas de cano alto é quase impossível durante o verão brasileiro. Mas isso não significa que as produções devam ficar reservadas somente para essa época do ano ou, como muitos pensam, em looks de noite.

Durante o dia – ou quando o clima esquentar –, a dica da estilista é abusar das sobreposições. A modelagem ajustada das leggings pode ser combinada com camisetas alongadas e, por cima, um corselet para arrematar com muito estilo. Enquanto o sol ainda estiver brilhando, Juliana recomenda que os acessórios escolhidos e os detalhes das peças tenham acabamento fosco para que o brilho não sobrecarregue o look. Nos pés, aproveite a descontração dos tênis ou o conforto das sapatilhas.

Kate Moss de jaqueta couro e atitude rocker para a grife Isabel Marant. Fonte: DivulgaçãoPara compromissos à noite, o estilo permite muitas combinações incríveis. Os vestidos estão liberados, assim como shortinhos com a barra desfiada. As blusas e camisetas podem ser vazadas ou trazer estampas com bastante brilho. Já que as pernas ficarão à mostra, aproveite para usar meias-calças lisas ou estampadas. As mais ousadas podem apostar nas meias arrastão ou na combinação de cinta-liga e meia 7/8. Os saltos aparecem para completar a produção – botas e sandálias meia-pata são ótimas opções. A estilista Juliana Peixoto ainda indica as ankle boots para dar um toque de glamour ao estilo.

Na hora de escolher as peças, misturar texturas leves e pesadas pode resultar em um look equilibrado. Por exemplo, a sobriedade de uma jaqueta de couro pode ser quebrada com o romantismo de uma saia ou vestido de renda. Uma calça de couro acompanhada de uma camiseta básica é uma combinação perfeita. Juliana Peixoto indica: “Lançar uma cor bem viva no meio do preto também é uma boa opção”.

Mais detalhes para incrementar seu estilo

  • Aproveite as estampas para ousar na produção. A tendência das caveiras está em alta e também pode ajudar a deixar o seu estilo ainda mais cheio de atitude;
  • O brilho é um elemento importante para o estilo rocker. Para começar a aderir, os acessórios e estampas com brilho já são uma ótima pedida. No entanto, quem gosta de ousar pode vestir peças inteiras com acabamento brilhante ou metalizado. Para não errar, fica a dica da estilista: “De dia e de noite podemos combinar os brilhos com jeans, camisas e malhas – sempre com algo mais clean”;
  • Entre os acessórios, maxicolares, lenços, mix de anéis e brincos pesados estão liberados;
  • Assim como algumas músicas do gênero apresentam letras engajadas, as camisetas também são um espaço para revelar opiniões. Além das estampas com frases e críticas, as camisetas de bandas não podem ficar de fora, é claro;

A modelo Alice Dellal é uma das celebridades que incorpora o estilo no seu dia a dia.
Fonte: Getty Images

  • A maquiagem também é fundamental para compor o estilo rocker, sendo mais marcada, com olhos e lábios em destaque. Contudo, a estilista chama a atenção: “O visual em si já é pesado e com muitos acessórios chamativos. O make muito carregado vai parecer que veio direto de uma festa de Halloween”;
  • Para aderir ao estilo não é preciso usar todos os elementos que fazem parte da tendência. Experimente começar apostando em uma peça de destaque no seu look. Um cinto de tachas, uma camiseta de banda ou apenas um maxicolar já são suficientes para revelar um pouco da roqueira que existe em você!

. . . . .
Certamente seu guarda-roupa esconde uma série de peças que podem ser usadas para montar um look rocker. Revisite suas roupas, experimente novas combinações e, quando você menos esperar, estará pronta para desfilar nas ruas com toda a atitude e o glamour que só o rock tem.

Confira algumas inspirações na galeria abaixo:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: